Falso nutricionista é autuado em flagrante em Jaboatão dos Guararapes pela Polícia Civil de Pernambuco e Vigilância Sanitária.

Um falso nutricionista, de 35 anos, foi autuado em flagrante, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Polícia Civil de Pernambuco chegou ao falsário após notícia-crime do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN-6). Fiscais da Vigilância Sanitária também participaram da ação.

O falso nutricionista usava um carimbo com o seu nome, mas o número de inscrição no CRN-6, na verdade, pertence a outro profissional. A autuação foi na quarta-feira (29). Ele atuava em academias de musculação da RMR, na internet, e em um consultório particular instalado no bairro de Prazeres.

Segundo a Polícia, o falsário chegou a cursar Nutrição, mas não concluiu o curso e, apesar disso, atendia pacientes em seu consultório. A operação encontrou no local ferramentas necessárias para o atendimento de um nutricionista como fita métrica, balança, adipômetro, notebook e fichas de acompanhamento nutricional — algumas, inclusive, datadas de 2022.

O homem foi autuado em flagrante por falsidade ideológica e exercício ilegal da Nutrição. A Vigilância Sanitária lavrou Termo de Notificação e o proibiu expressamente de exercer a profissão no município de Jaboatão dos Guararapes. Em caso de recorrência, o infrator está sujeito à interdição e multa.

O caso chama atenção para a importância de buscar profissionais qualificados, com registro no órgão competente, para garantir a segurança e qualidade no atendimento nutricional. A prática ilegal de um falso profissional pode comprometer a saúde e bem-estar dos pacientes, além de ferir os direitos e regulamentações da categoria.

Esse episódio reforça a necessidade de atenção e cautela na escolha de profissionais de saúde em geral, que devem ser devidamente habilitados e registrados em seus respectivos conselhos reguladores. A população deve estar atenta a qualquer sinal de irregularidade e denunciar casos suspeitos às autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo