Presidente do Uruguai espera concluir acordo comercial Mercosul-UE antes do final do ano, afirmou Lacalle Pou.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, demonstrou otimismo na última sexta-feira (1º) em relação à conclusão do acordo de associação comercial Mercosul-União Europeia (UE) antes do final do ano. O tema estará no centro dos debates na próxima cúpula do bloco sul-americano que acontecerá na semana que vem no Brasil.

Lacalle Pou afirmou que acredita na possibilidade de avanço no acordo devido ao compromisso mútuo entre o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente brasileiro. Ele declarou a jornalistas que espera ter boas notícias em relação ao assunto.

O presidente uruguaio demonstrou seu descontentamento com o tempo que tem sido investido nas negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, afirmando que, se a decisão for avançar com o acordo, é necessário que isso seja feito rapidamente, para que a demora não gere frustração.

As negociações para a ratificação do acordo comercial, que foi fechado em 2019 após mais de 20 anos de discussões, ainda não foram finalizadas devido à preocupação dos europeus em relação à política ambiental do Brasil durante o governo Bolsonaro. No entanto, o tom mudou favoravelmente após a volta de Lula ao poder, com a promessa de combater o desmatamento, e novas condições apresentadas pela UE sobre questões ambientais.

As intensas negociações entre as partes têm acontecido nas últimas semanas, antes da próxima reunião de chefes de Estado do bloco que acontecerá em 7 de dezembro no Rio de Janeiro. Na quinta-feira, autoridades do governo uruguaio e da Espanha falaram sobre o tema por videoconferência, reafirmando o interesse dos dois países em concluir o acordo Mercosul-UE em breve.

A expectativa é de que o compromisso mútuo entre os presidentes do Governo espanhol e brasileiro gere avanços significativos nas negociações do acordo, e que, conforme declarou Lacalle Pou, boas notícias sejam anunciadas em breve sobre o assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo