Técnica de enfermagem coloca gestantes para dançar ao som de “RBD” antes do parto, viraliza e ganha reconhecimento.

Maternidade no Ceará viraliza ao fazer pacientes dançarem antes do parto

O sucesso do grupo “RBD” no Brasil foi além dos palcos e alcançou a Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, no Ceará. A técnica de enfermagem Luzia Castro viralizou ao colocar as gestantes em trabalho de parto para dançar ao som da música “Tras de Mi”, do grupo mexicano. O vídeo já possui mais de 8 milhões de visualizações em apenas uma rede social.

Artigos relacionados

Mas não foi apenas esse vídeo que fez sucesso na página de Luzia. A versão obstétrica da música “Pipoca”, de Ana Castela, ultrapassou a marca de 35 milhões de visualizações no TikTok. Com mais de 600 mil seguidores, ela compartilha sua rotina de auxiliar as mães que aguardam o nascimento de seus bebês.

Luzia conta que sua motivação surgiu há 26 anos, quando teve uma experiência negativa com o parto normal. A profissional acredita que a violência obstétrica pode começar desde o momento em que a gestante chega à maternidade, antes mesmo de qualquer contato médico.

Com base em sua própria história, Luzia passou a ter um olhar diferenciado para o trabalho na saúde. Durante a pandemia, ela teve a ideia de promover as danças entre as pacientes, visto que elas não podiam receber acompanhantes na maternidade.

Ela afirma que sua intenção é tornar o momento mais tranquilo para as mulheres. “É um momento de dor, tensão, medo, e quem é mulher sabe o que é passar nove meses com o bebê na barriga e ainda poder ter complicações, correr riscos.”

Além de atuar na maternidade pública, Luzia também trabalha como doula e defende a importância de valorizar o papel da maternidade na sociedade. Ela acredita que é fundamental reconhecer a dificuldade e os desafios enfrentados pelas mulheres que estão prestes a dar à luz.

Diante do sucesso de suas publicações, Luzia espera que o reconhecimento do seu trabalho possa contribuir para conscientizar a sociedade sobre a importância de acolher as mulheres nesse momento tão especial de suas vidas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo