Banco de Alimentos do Recife celebra marca de 16 toneladas de insumos arrecadados em 8 meses.

O Banco de Alimentos do Recife alcançou um marco significativo recentemente, arrecadando um total de 16 toneladas de insumos em apenas oito meses de funcionamento desde a sua inauguração em abril de 2023. Essa foi a maneira encontrada pela gestão municipal para engajar a sociedade civil e garantir a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável.

O mês de novembro foi particularmente marcante, já que a cidade contou com dois grandes eventos que resultaram na arrecadação de mais de 7 toneladas de alimentos. Isso foi possível graças à contribuição do 22° Festival do Teatro Nacional e do BSCross Championship, que pediam aos seus participantes um ingresso solidário, equivalente a pelo menos um quilo de alimento não perecível. Todos os produtos coletados foram destinados ao Banco de Alimentos.

Conforme relatado por Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, um total de 31 instituições já foram beneficiadas por meio dessa iniciativa. Ela afirmou que o Banco de Alimentos se tornou um símbolo do comprometimento coletivo com a solidariedade e a segurança alimentar e ressaltou a importância do equipamento como uma ponte entre o excedente da indústria alimentícia e as mesas daqueles que mais precisam.

Além de alimentos, o Banco de Alimentos também arrecada outros itens essenciais, como garrafas de água, com o intuito de centralizar as doações de alimentos não perecíveis. O espaço funciona no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro Ilha Joana Bezerra, recebendo doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e está aberto para entidades ou pessoas físicas interessadas em realizar doações.

Por meio dessas arrecadações, o Banco de Alimentos realiza o repasse das doações para instituições da rede socioassistencial vinculadas aos conselhos municipais de Assistência Social ou de Segurança Alimentar e Nutricional. O processo também envolve a análise da qualidade dos produtos por parte da equipe técnica da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, visando garantir que os alimentos cheguem às mãos das famílias em situação de vulnerabilidade.

Esses números impressionantes são fruto do apoio de toda a comunidade, que demonstrou seu compromisso com a construção de uma cidade mais justa e solidária. Portanto, o Banco de Alimentos do Recife é um exemplo de como o engajamento da população pode fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo