Encontro de socialização do projeto de atualização multiprofissional em atenção à pessoas com deficiência intelectual e TEA em Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira sediou nesta semana o primeiro encontro de socialização do projeto de atualização multiprofissional em atenção às pessoas com deficiência intelectual e pacientes com TEA – Transtorno do Espectro Autista. O evento foi realizado no centro especializado em reabilitação de Afogados, CER III. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Club de Afogados da Ingazeira e o Ministério Público de Pernambuco.

A iniciativa tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais de diversas áreas, buscando aprimorar a técnica e a qualificação no atendimento à população com deficiência intelectual e TEA. O curso, elaborado com proposta pedagógica e conteúdos de responsabilidade da INTERARCO – Terapias Integradas, com sede em Arcoverde, foi custeado com recursos destinados pelo MPPE.

O secretário de saúde, Artur Amorim, destacou que o principal objetivo do projeto é qualificar os profissionais que atendem esses pacientes e contribuir com um melhor diagnóstico e acompanhamento. Além disso, informou que o CER III foi cadastrado no PAC – Saúde para a construção de uma oficina ortopédica na unidade, e que obteve um incremento de setenta mil reais por mês na ajuda da manutenção do CER, além da proposta para a mudança de CER III para CER IV, que, se aprovada, destinará mais duzentos mil para a manutenção do CER.

O curso será concluído no dia 15 de dezembro por profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, do CER III, estudantes de Terapia Ocupacional, residentes e pesquisadora da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Durante o encontro, a equipe do Banco Sicoob anunciou o patrocínio de R$ 24.853,50 para a instalação da sala de Estimulação Sensorial no CER III. O Prefeito Alessandro Palmeira participou da atividade e destacou a importância das parcerias com Rotary, Ministério Público e Sicoob para manter os serviços essenciais disponibilizados à população.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o coordenador do CER III, Verandílson Zuza; a Secretária de Assistência Social, Madalena Leite; a Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Ednery Cruz; o promotor de justiça Wítalo Rodrigo de Lemos Vasconcelos; o presidente do Rotary Club, Danilo Siqueira; a coordenadora municipal do selo Unicef, Socorro Martins; e Karla Suelda Guimarães, mãe de um paciente diagnosticado com Autismo de forma regressiva.

Em meio a uma das maiores crises vivenciadas pelos municípios, iniciativas como essa demonstram a importância de parcerias e esforços coletivos para garantir serviços essenciais à população que mais necessita. O comprometimento das autoridades e das instituições envolvidas é fundamental para aprimorar o atendimento e promover o bem-estar da comunidade local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo