Inmet prevê ocorrência de temporais na Região Sul nos próximos dias devido a passagem de frente fria

Ao longo dos próximos dias, a Região Sul do Brasil está sujeita a ocorrências de temporais, devido ao forte calor, aumento da umidade e à passagem de uma frente fria. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades devem se formar com maior intensidade na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, e posteriormente se deslocar para outras áreas do estado gaúcho, além de atingir de forma mais isolada os estados de Santa Catarina e Paraná.

No domingo, está prevista a formação de uma frente fria na altura do Rio Grande do Sul, intensificando as instabilidades entre o estado gaúcho e as demais áreas de Santa Catarina e parte do Paraná. Conforme o Inmet, as temperaturas devem cair a partir de amanhã, especialmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, o Inmet alerta para a possibilidade de ocorrências de temporais com ventos acima de 80 quilômetros por hora, queda de granizo e chuvas intensas em determinadas áreas. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o centro-sul e o oeste do Rio Grande do Sul, com valores em torno de 100 milímetros. Nas demais áreas da região, o acumulado de chuva deve variar entre 30 mm e 60 mm.

A previsão do Inmet é de que o tempo permaneça instável até, pelo menos, a próxima quarta-feira, com volumes de chuva podendo passar de 100 mm entre o centro, sul e oeste-noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas entre o estado gaúcho e o Paraná, o acumulado pode variar entre 40 mm e 70 mm.

Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções, como manter-se informada sobre possíveis alertas meteorológicos, evitar áreas de risco e buscar abrigo em locais seguros durante as tempestades. A orientação é também para que as autoridades competentes estejam preparadas para lidar com possíveis ocorrências relacionadas às condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo