UPE divulga índice de abstenção de candidatos no primeiro dia de provas do SSA 2, com 10,49% de faltantes.

No último domingo (3), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou o primeiro dia de provas da segunda fase do Sistema Seriado de Avaliação para alunos do 2º ano (SSA 2). Dos 21.334 alunos inscritos para o teste, 2.238 não compareceram aos 64 locais onde as provas foram realizadas, totalizando uma abstenção de 10,49%. A distribuição de faltas por municípios revela números preocupantes em algumas regiões, como Recife, com 663 faltantes de um total de 9.700 inscritos, e Nazaré da Mata, com 329 faltantes de um total de 2.841 inscritos.

O caderno de provas desse primeiro dia foi disponibilizado pela instituição, com questões distribuídas entre as áreas de conhecimento de Linguagem e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, a UPE anunciou que os gabaritos, assim como o prazo de recursos, serão divulgados após a prova do próximo domingo (10/12).

O calendário das provas do SSA 2 também foi informado, com as próximas etapas acontecendo em 03 e 10 de dezembro de 2023, no período da tarde. Além disso, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou o reforço de oito linhas na Região Metropolitana do Recife (RMR) com o objetivo de oferecer melhor locomoção aos locais dos exames. No total, 40 novos veículos serão colocados à disposição, realizando 322 viagens no período das provas.

O anúncio do reforço nas linhas de transporte público vem em um momento crucial para os candidatos que precisam se deslocar para realizar as provas do SSA 2. Ainda assim, a preocupação com o baixo número de abstenções é evidente, sendo necessário compreender os motivos que levaram tantos alunos a faltarem ao exame.

Com mais de 2.000 candidatos ausentes, é fundamental que a UPE avalie a situação para garantir que os alunos não enfrentem barreiras para participar das próximas etapas do processo seletivo. Considerando a importância dessas provas para o ingresso nas universidades, a redução das taxas de abstenção é um fator crucial para a equidade no acesso ao ensino superior.

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