Equipes de resgate encontram corpos de tripulantes de avião militar Osprey dos EUA após acidente no Japão

Nesta segunda-feira (4), equipes americanas e japonesas anunciaram a localização de cinco corpos após a queda de um avião militar Osprey dos Estados Unidos perto da costa japonesa. A aeronave, que transportava oito tripulantes, caiu no último dia 29 de novembro durante uma missão de treinamento de rotina.

Segundo o Exército dos Estados Unidos, as equipes de resgate conseguiram localizar destroços, incluindo a fuselagem principal da aeronave. Além disso, equipes de mergulho confirmaram a localização de cinco dos oito tripulantes envolvidos no acidente. Dois dos corpos já foram recuperados com sucesso.

A primeira vítima conhecida do acidente foi encontrada pelas equipes de resgate japonesas horas após o desaparecimento do avião, perto da ilha de Yakushima. Ynhk, emissora pública japonesa, relatou que foi encontrado o que parecia ser a parte frontal do avião, possivelmente incluindo a cabine.

O Osprey, que pode operar tanto como helicóptero quanto como aeronave de asa fixa, já esteve envolvido em uma série de acidentes fatais nos últimos anos. Em agosto do ano passado, três fuzileiros navais americanos morreram em um acidente com a mesma aeronave no norte da Austrália. No ano anterior, quatro fuzileiros navais dos Estados Unidos perderam a vida na Noruega a bordo de uma aeronave do mesmo modelo, durante exercícios da Otan.

Este acidente traz à tona questões sobre a segurança e uso do Osprey em missões militares. A busca pelos corpos das vítimas continua, em um esforço conjunto das equipes de resgate japonesas e americanas.

Enquanto isso, em outras partes do mundo, questões como a violência no Brasil e a crise de deslocados em Gaza continuam a afetar milhares de pessoas. A cobertura destes eventos mostra a importância do jornalismo na divulgação de informações relevantes para a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo