Inscrições abertas para concurso público do Ipea, com 80 vagas e salário inicial de R$20.924,80.

As inscrições para o concurso público do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, começaram na última terça-feira (5) e vão até 10 de janeiro. O processo visa selecionar 80 novos servidores federais, que terão uma remuneração inicial de R$ 20.924,80.

Durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (4), a presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, ressaltou que este é o primeiro concurso que obedece à Lei de Cotas (nº 12.711/2012). Segundo ela, o último certame foi realizado em 2008, antes da legislação que trata do tema. “É uma preocupação muito grande, inclusive em avaliações e análises de publicações feitas pelo Ipea, que as cotas sejam efetivas. Temos várias barreiras que foram percebidas na realização de concursos anteriores, e todo o processo de discussão do concurso do Ipea levou em consideração a retirada dessas barreiras ou minimização delas”.

A presidente do Ipea também ressaltou a necessidade de trazer mais diversidade para a instituição, visto que, atualmente, o quadro de servidores é composto majoritariamente por pessoas brancas (76%) e do gênero masculino (80%). Luciana destacou que é essencial aumentar a representatividade, inclusive das mulheres negras, que atualmente representam apenas 5% do quadro de servidores.

Marinésia Lemos Souto, coordenadora-geral de Contratações, Serviços Gerais e Apoio à Pesquisa do Ipea, destacou que o concurso representa uma renovação necessária nos quadros da instituição, que há 15 anos não realizava concurso público. Ela afirmou que é essencial para continuidade das atividades da instituição e para subsidiar o governo nas políticas públicas e demais atividades de desenvolvimento.

Os candidatos às 80 vagas do concurso do Ipea devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independente da especialidade escolhida.

Além disso, o processo seletivo para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa será dividido em dez especialidades, em atividades finalísticas e de desenvolvimento institucional. Os aprovados atuarão na gestão governamental, realizando atividades que vão desde o planejamento, realização de pesquisas e avaliação de ações governamentais para subsidiar a formulação de novas políticas públicas.

Para ampliar a participação no concurso, o Ipea aplicará a prova nas capitais das 27 unidades da federação em um único dia, diferente das edições anteriores em que as provas foram aplicadas em apenas cinco capitais.

A banca responsável pela elaboração e aplicação das provas será a Fundação Cesgranrio. O resultado final do concurso deve ser divulgado em 27 de maio. A prova de conhecimentos gerais abordará questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, realidade brasileira atual e Estado e políticas públicas.

De acordo com o edital do concurso, a seleção do Ipea terá também prova discursiva e avaliação de títulos. A expectativa é de que o concurso traga mais diversidade para a instituição e represente uma renovação nos quadros do Ipea.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo