Inscrições abertas para o concurso público do Ipea com oportunidades para diversidade e inclusão social

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, está com inscrições abertas para o seu concurso público que selecionará 80 novos servidores federais. As inscrições começam nesta terça-feira (5) e vão até o dia 10 de janeiro.

De acordo com a presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, este é o primeiro concurso que obedece à Lei de Cotas (nº 12.711/2012), já que o último certame foi realizado em 2008, antes da legislação que trata do tema. Luciana destacou que a preocupação do instituto é tornar efetivas as cotas e trazer diversidade para a instituição. Ela ressaltou que o Ipea é composto majoritariamente por servidores brancos e do gênero masculino, e que a presença de mulheres, negros, e pessoas com deficiência seria fundamental para a instituição.

O edital divulgado hoje mostra um aumento no percentual de vagas destinadas a pessoas com deficiência, que subiu de 5% para 10%. Marinésia Lemos Souto, coordenadora-geral de Contratações, Serviços Gerais e Apoio à Pesquisa do Ipea, destacou que, após 15 anos sem concurso público, a instituição precisa de renovação nos quadros para continuar a contribuir para melhorar as políticas públicas de desenvolvimento e assessorar o Estado brasileiro na tomada de decisões estratégicas.

Os candidatos às 80 vagas do concurso do Ipea devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independente da especialidade escolhida. Ao todo, o cargo de técnico de planejamento e pesquisa está dividido em dez especialidades, em atividades finalísticas e de desenvolvimento institucional.

Como forma de ampliar a participação no concurso, o Ipea aplicará a prova nas capitais das 27 unidades da federação, em um único dia, e as bancas de avaliação por equipes multiprofissionais também serão realizadas nas capitais. Sobre a possibilidade de aumentar o número de convocados para tomar posse, Pedro Miranda, coordenador do Grupo de Trabalho sobre o Concurso do Ipea, informou que o instituto vai listar os nomes dos aprovados em número três vezes maior do que o número de vagas para formar um cadastro reserva.

A banca responsável pela elaboração e aplicação das provas será a Fundação Cesgranrio, e as etapas do concurso incluem provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva e avaliação de títulos. As provas objetivas estão previstas para o dia 25 de fevereiro, e o resultado final do concurso deve ser divulgado em 27 de maio. O edital do concurso do Ipea pode ser consultado no site do Diário Oficial da União.

É uma oportunidade para os interessados ingressarem no serviço público federal e contribuírem para a melhoria das políticas públicas do país. O concurso do Ipea representa uma forma de inclusão e diversidade, e reforça a importância da representatividade social da população dentro da burocracia do Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo