Repórter Recife – PE – Brasil

Secretaria de Saúde alerta para aumento no número de casos e índice de positividade da Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco alertou, nesta segunda-feira (4), para um aumento no número de casos confirmados e na taxa de positividade da Covid-19 no Estado. De acordo com a pasta, a tendência de aumento foi iniciada no final de outubro e, em cinco semanas, a média de casos confirmados saiu de 89 para 776 casos. Além disso, a taxa de positividade dos testes realizados saiu de 3,8% para 16,6%.

Apesar do aumento nos números, a secretaria ressaltou que 97% dos casos registrados se configuram como leves e não demandaram por internação. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde alertou para a circulação de subvariantes inéditas no Brasil (JN.1 e BA.2.86.1), que já foram confirmadas em estados vizinhos.

A secretaria destacou que o aumento no número de confirmações no período pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção, como a higienização das mãos e o uso de máscaras diante da presença de sintomas respiratórios, entre outras medidas.

Reforçando o cuidado com a saúde da população, a SES-PE informou que a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente no Estado. A medida de prevenção é estimulada pelo Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), que oferece a vacinação nos municípios, seja por meio da ampliação da oferta de pontos de vacinação ou pela extensão de horários, incluindo fins de semana.

Em todo o Estado, o estoque da vacina está normalizado. Para receber a dose bivalente, é preciso ter acima de 18 anos e já ter recebido no mínimo duas doses da vacina monovalente. A dose também está disponível para pessoas acima de 12 anos que possuem alguma comorbidade.

A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou que os meses de outubro a dezembro não são considerados de alto risco para a transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco, no entanto, reiterou a importância de manter as medidas de prevenção e a vigilância constante para conter a disseminação do vírus.

Sair da versão mobile