O ministro enfatizou a importância de avaliar os cursos de licenciatura não presenciais e manifestou preocupação com a formação dos professores brasileiros diante do cenário revelado pelo Pisa. O programa internacional analisou respostas de estudantes de 81 países, incluindo sobre matemática, leitura e ciências. No Brasil, a aplicação do Pisa a cerca de 10 mil alunos foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.
Durante a apresentação dos resultados do Pisa, foi destacado que menos de 50% dos alunos brasileiros sabem o básico em matemática e ciências. Isso evidencia a necessidade de mudanças expressivas para aprimorar a qualidade da educação no país, especialmente no que diz respeito à formação matemática dos estudantes.
Camilo Santana apontou o papel do MEC em coordenar a política educacional brasileira para garantir a qualidade da educação das crianças e jovens. Além disso, ressaltou a importância do Pisa como ferramenta orientadora para as decisões políticas do país a longo prazo. O ministro apontou uma série de estratégias que estão sendo adotadas pelo governo federal, incluindo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a implementação de escolas em tempo integral, conectividade em todas as escolas da educação básica, qualidade na formação de professores, redução da repetência no ensino médio e a permanência dos estudantes nas escolas.
Para o ministro, é fundamental valorizar a gestão da educação por todos os entes da federação e reconhecer o papel fundamental dos professores. Além disso, Santana confirmou que o MEC tem discutido com o Conselho Nacional de Educação (CNE) alterações na formação continuada dos docentes e outras mudanças nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de licenciatura.
Outra questão mencionada foi a reestruturação do ensino médio, cuja carga horária proposta no projeto de lei que definirá a nova Política Nacional de Ensino Médio no Brasil foi objeto de amplo debate ao longo deste ano. O ministro reforçou a importância de reforçar as disciplinas básicas do ensino médio, como matemática e português, diante do cenário desafiador revelado pelo Pisa.
Portanto, é necessário aguardar e acompanhar as medidas e mudanças que serão implementadas pelo MEC nos próximos meses, visando superar os desafios encontrados na educação brasileira e garantir uma melhoria significativa no desempenho educacional dos estudantes do país.