Relatório da Comissão de Educação mostra que Brasil cumpriu parcialmente metas de qualidade para educação básica previstas no Plano Nacional de Educação.

Relatório destaca que 32 das 37 estratégias do Plano Nacional de Educação para a qualidade da educação básica foram total ou parcialmente cumpridas

No último dia cinco de outubro, a Comissão de Educação aprovou o relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre a avaliação de 37 estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para a melhoria da qualidade da educação básica. A parlamentar, que propôs a meta 7 do PNE como política pública a ser acompanhada pela comissão, listou 60 recomendações para a elaboração do próximo plano, que terá vigência entre 2024 e 2034.

Ela lembrou ainda que o PNE em vigor abrangeu os mandatos dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, além da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Damares Alves destacou a importância da qualidade do professor, gestão escolar e infraestrutura escolar para o desempenho dos estudantes. Outra questão levantada foi a importância do uso de dados para acompanhar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano contribui positivamente para melhores resultados dos indicadores de aprendizagem.

A relatora também defendeu o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ela, o índice não deve ser “um fim em si mesmo”. O Ideb deve refletir a melhoria na qualidade da educação, que deve ser uma consequência da melhora genuína da aprendizagem e do fluxo do estudante.

Outro ponto crucial destacado pelo relatório foi a abordagem do financiamento da infraestrutura escolar. Damares argumentou que, em todos os governos analisados, a realidade encontrada foi a falta de recursos para manutenção e finalização de obras em andamento na infraestrutura escolar.

O presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), defendeu o “holofote” sobre as estratégias que não foram cumpridas com o objetivo de identificar possíveis resoluções para o futuro. Já a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) destacou a importância da avaliação das políticas públicas para garantir sua efetivação. A lista das 37 estratégias e suas realização, parcial ou não realização podem ser consultadas após o texto.

Dessa forma, a comissão reforça a importância da avaliação das políticas públicas para garantir a efetivação de planos como o PNE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo