Senador lamenta resultado ruim do Brasil no Pisa 2022 e destaca necessidade de investimento na educação.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez duras críticas aos resultados dos indicadores educacionais do Brasil, revelados no Pisa 2022, durante um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5). O exame internacional avalia o desempenho de estudantes de 15 a 16 anos em matemática, leitura e ciências e o país continua abaixo da média entre os 81 países avaliados. Confúcio ressaltou sua preocupação diante da estagnação na qualidade do aprendizado e destacou que falta investimento no setor.

O parlamentar lamentou profundamente a situação e afirmou que o Brasil não pode mais conviver com indicadores que o entristecem e envergonham perante a comunidade internacional. Ele ressaltou a importância de garantir educação de qualidade acessível a todas as crianças, destacando que a solução dos problemas econômicos e sociais do Brasil depende da igualdade de oportunidades proporcionada pela educação.

Confúcio também avaliou a importância de viabilizar transformações no sistema educacional e apontou experiências positivas em alguns estados, como Pernambuco, Ceará e Piauí. Segundo o senador, existem boas práticas em todo o país, não apenas nos estados mais ricos da Federação. Ele citou os bons exemplos de Pernambuco, Ceará, Piauí e outros estados que possuem municípios que alcançam resultados equivalentes ou superiores a muitos países europeus.

A questão educacional no Brasil é complexa e exige medidas urgentes para reverter o cenário preocupante. O país precisa investir de forma significativa na qualidade da educação, proporcionando igualdade de oportunidades a todas as crianças, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica.

Confúcio Moura finalizou seu discurso ressaltando a importância de um compromisso efetivo do governo e de toda a sociedade para transformar a realidade da educação no país. A busca por soluções e a implementação de boas práticas, baseadas em experiências bem-sucedidas, são fundamentais para garantir que as futuras gerações tenham acesso a uma educação de qualidade e possam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo