Detran-PE mobiliza agentes para combater violência contra mulheres em ação educativa nas ruas do Recife

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou uma nova ação em prol da cultura de paz e da redução da violência contra as mulheres. A ação teve a participação de agentes da Fiscalização, todos do sexo masculino, em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP) e integrantes do Motoclube Mulheres na Estrada.

O objetivo da operação, que ocorreu em dois pontos do Recife, foi sensibilizar motoristas e motociclistas homens para contribuir na redução das ocorrências de atos violentos contra o sexo feminino. Essa iniciativa aconteceu no contexto da campanha “Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”.

Essa campanha teve início em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, e terminará em 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, destacou a importância de atuar no respeito e integridade das mulheres, preservando vidas e evitando possíveis agressões. Já a vice-presidente e cofundadora do Instituto Maria da Penha, Regina Célia, considera que o engajamento do Detran-PE fortalece a sensibilização dos homens em prol das mulheres.

Durante a ação, cerca de 30 agentes de trânsito abordaram os motoristas do sexo masculino, estabelecendo um diálogo com eles. Paralelamente, as voluntárias distribuíram panfletos e laços brancos, símbolo da campanha, acompanhados de breves conversas para promover mais atenção, respeito e valorização do sexo feminino.

A iniciativa foi bem recebida por alguns dos abordados, como o motociclista de aplicativo, Paulo Fernandes, que se comprometeu a passar adiante a mensagem de respeito e repúdio à violência. A ação também contou com o Detran Itinerante, um veículo equipado para atendimentos externos, como abertura de protocolos, acompanhamento de processos, além de tirar dúvidas sobre veículos e habilitação.

Com essa operação, o Detran-PE busca não apenas promover a segurança no trânsito, mas também contribuir para a conscientização e mudança de comportamento em relação à violência contra as mulheres. A sensibilização dos motoristas e motociclistas homens é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo