Governo começa a pagar auxílio de R$ 2.640 para pescadores afetados pela estiagem na Região Norte

O governo federal anunciou o início do pagamento do auxílio extraordinário para pescadores artesanais afetados pela estiagem na Região Norte. O benefício é destinado a pescadores que têm o seguro defeso concedido até 1º de novembro, referente ao ciclo passado (setembro de 2022) e ao atual.

O crédito será depositado em parcela única de R$ 2.640 na conta bancária do beneficiado. O governo divulgou um cronograma de pagamentos, com a primeira leva sendo depositada nesta quarta-feira para pescadores com CPF terminado em 0, 1, 2 e 3. Na próxima quinta-feira, será feito o depósito para beneficiários com CPF terminado em 4, 5 e 6. Já na sexta-feira, serão contemplados os pescadores com CPFs terminados em 7, 8 e 9.

Artigos relacionados

O benefício está previsto na Medida Provisória 1.192 e atende pescadores que moram nos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará. A seca na região amazônica é considerada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) como a pior dos últimos 43 anos.

Os municípios atendidos no Acre incluem Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

No Amazonas, os municípios atendidos são Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, entre outros.

No Amapá, o benefício contempla os municípios de Amapá e Tartarugalzinho, enquanto no Pará estão incluídos Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Pacajá, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém e Terra Santa.

Essa medida do governo visa auxiliar os pescadores artesanais da Região Norte que estão enfrentando dificuldades decorrentes da estiagem e seca na região, garantindo um apoio financeiro que pode ser crucial para a sobrevivência desses profissionais.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo