Milhares de Micro e Pequenos Empreendedores Podem Ser Excluídos do Simples Nacional Por Dívidas Tributárias Em Dezembro

Milhares de micro e pequenos empreendedores correm risco de serem excluídos do Simples Nacional por dívidas tributárias. Após notificação da Receita Federal em julho deste ano, mais de um milhão de CNPJs, incluindo muitos MEIs, foram alertados sobre a possibilidade de exclusão do regime simplificado de tributação. Caso não regularizem suas situações até dezembro, esses empresários perderão diversos benefícios.

De acordo com o advogado tributarista Lucas Braga, fundador da ITS Edu, nem todos os empresários estão cientes da transação tributária, uma novidade que pode representar a solução para seus problemas. A transação tributária é um instrumento celebrado entre o contribuinte e a administração tributária que, por meio de concessões mútuas, pode extinguir litígios relacionados a dívidas tributárias.

“A Transação de Créditos Tributários possibilita a renegociação de dívidas de pessoas físicas, microempreendedores individuais e empresas com descontos de até 70% e a possibilidade de pagamento em até 145 meses. No caso de uma empresa excluída do Simples Nacional, ela tem até o dia 28 de dezembro deste ano para regularizar os débitos”, explicou Lucas Braga.

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. A adesão ao Simples Nacional oferece vantagens como a simplificação e redução dos custos relacionados ao pagamento de impostos e demais obrigações tributárias.

No entanto, para se manter no regime Simples Nacional, é necessário cumprir algumas regras, como não exceder o limite de faturamento de R$ 4,8 milhões e não ter débitos tributários ou com o INSS. E é justamente para auxiliar os empresários a se manterem dentro desses parâmetros que a transação tributária se mostra como uma alternativa viável.

É importante que os empresários estejam atentos a essa questão e busquem o quanto antes regularizar sua situação fiscal, evitando assim possíveis prejuízos e a exclusão do Simples Nacional. A partir da compreensão das alternativas disponíveis, como a transação tributária, os empresários podem garantir a manutenção de sua condição de microempreendedores individuais ou empresas de pequeno porte, assegurando, assim, a continuidade de seus negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo