Presidente da COP28 da ONU pede espírito de compromisso para alcançar acordo sobre o clima em evento em Dubai.

O presidente da Conferência da ONU sobre o Clima (COP28), Sultão Al Jaber, fez um apelo na última quarta-feira (6) aos participantes do evento para que trabalhem com “espírito de compromisso” a seis dias do fim da cúpula. Ele pediu aos representantes de quase 200 países presentes em Dubai para saírem de suas “zonas de conforto para encontrar um terreno comum e obter um resultado equilibrado e de grande ambição.

Al Jaber destacou que “todas as opções e opiniões” estão sobre a mesa e deixou claro que se comprometeria a fundo na etapa final da cúpula. Ele afirmou que na manhã de sexta-feira apresentaria seu plano de batalha, respondendo às críticas de alguns participantes que alegaram sua escassa implicação nas negociações.

Além disso, o presidente da COP28 ressaltou a importância de aumentar a velocidade das negociações e que todos os ministros e chefes de delegações se envolvam.

Como forma de pausa nas negociações, a quinta-feira será um dia de pausa. É esperado que as discussões retomem com força total nos próximos dias, uma vez que a aproximação do fim da cúpula traz à tona a urgência de se alcançar um acordo sobre as ações concretas a serem tomadas em relação às mudanças climáticas.

A expectativa é que os líderes presentes na COP28 sejam capazes de encontrar soluções efetivas para a crise climática global. Os desafios são muitos, mas a união de esforços e compromissos de todas as partes envolvidas pode resultar em avanços significativos na luta contra as mudanças climáticas e na proteção do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo