Couve: a nova estrela das hortaliças ganha destaque nas dietas saudáveis, ultrapassando a laranja como principal fonte de vitamina C

Durante um bom tempo, quando se falava em vitamina C, a laranja era a fruta que vinha em mente. No entanto, a couve, uma hortaliça de folhas, é considerada a rainha desse nutriente, com um teor que surpreende. A couve está muito em voga e é o ingrediente favorito de algumas celebridades, gourmets e atletas. O interessante sobre esse alimento é que o apreço que tem sido construído em torno dessa hortaliça vai além do modismo. Nela, segundo especialistas, encontramos inúmeros benefícios para o organismo, como a prevenção do envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crônicas, além do seu baixo valor calórico.

Segundo o nutricionista Gabriel Crincoli, a couve pertence à família das crucíferas, assim como o brócolis, o repolho e a couve-flor. Ele explica que esse grupo de vegetais tem um alto teor de vitaminas e minerais, atuando como antioxidantes e anti-inflamatórios, responsáveis por equilibrar as funções vitais do organismo. A couve é, portanto, um dos vegetais mais completos devido a essa quantidade notável de nutrientes.

Já a nutricionista Lucila Rosso considera a couve um “superalimento”, essencial para pessoas que buscam emagrecer e reduzir o colesterol, fortalecer o sistema imunológico e regular o metabolismo. Entre seus principais componentes, a couve se destaca por seu alto teor de vitamina C, vitamina K, vitamina A, fibras, cálcio, ferro, potássio e manganês.

Nas palavras de Crincoli, a couve age de forma a regular o colesterol ruim, protegendo o sistema cardiovascular. Ele destaca, ainda, que a couve possui uma quantidade significativa de cálcio que é benéfica para a saúde óssea, além de ferro, potássio e manganês, que proporcionam uma série de benefícios para o organismo.

Sobre a forma ideal de consumo, é recomendado escolher couves com folhas verde-escuras e textura firme. Além disso, devem ser armazenadas na geladeira, dentro de sacos plásticos bem fechados, por no máximo de três a cinco dias. A couve pode ser consumida crua, como parte de saladas, sucos e vitaminas, ou cozida, salteada ou alourada no forno, como na preparação dos famosos chips de couve.

Diante de todos esses benefícios, a couve é uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável. Portanto, incorporá-la à dieta diária pode ser uma estratégia eficaz para a promoção de uma vida mais equilibrada e saudável, que, afinal, é o que todos desejamos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo