Capitania dos Portos de Pernambuco realiza série de atividades educativas e recreativas para celebrar o Dia do Marinheiro.

Em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado nesta quarta-feira (13), a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) organizou uma série de atividades educativas e recreativas abertas ao público, que aconteceram na última terça-feira (12) das 8h às 18h em Recife. O evento teve como palco a Praça do Marco Zero e a área externa do Cais do Sertão e incluiu passeio em embarcação da Marinha, exposições sobre a segurança aquaviária, palestras sobre o ingresso na Marinha do Brasil (MB), além de apresentações sobre cursos profissionalizantes marítimos.

O Capitão dos Portos de Pernambuco, comandante Frederico Vasconcelos, explicou que o principal objetivo do evento era aproximar a população do universo marítimo. Ele destacou que o setor envolve não apenas as forças armadas, mas também a marinha mercante e outras áreas relacionadas ao mar. “A ideia do evento é dar uma nova significação e apresentar para nossa população todos os profissionais que trabalham no mar. É uma grande homenagem aos marinheiros, que não são só o pessoal da Marinha, da marinha mercante, mas são todos os aquaviários, portuários, práticos, o pessoal que faz a parte do transporte, etc.”, ressaltou o comandante.

Uma das atrações do evento foi o passeio em lanchas e jet skis da Marinha do Brasil, proporcionando à população a oportunidade de vivenciar a experiência de estar dentro de uma embarcação da Marinha. Além disso, houve a exposição de 14 organizações que atuam em atividades ligadas ao mar, incluindo órgãos públicos e empresas privadas, como a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Projeto Tamar.

De acordo com a Capitania dos Portos, a iniciativa de celebrar o Dia do Marinheiro com integração entre diferentes instituições e atividades abertas ao público é inédita no Brasil. O evento contou com a presença de diversas organizações que atuam em atividades relacionadas ao mar, mostrando a importância de uma ação integrada entre essas instituições.

As atividades oferecidas incluíram exposições sobre as ações de cada instituição e a realização de palestras e passeios em lanchas e jet skis da Marinha do Brasil. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco disponibilizou uma exposição de guarda-vidas e atividades aquáticas, enquanto o Ibama apresentou detalhes sobre a atuação do órgão em relação ao mar e questões gerais de fiscalizações. O Projeto Tamar compartilhou a história da iniciativa com a população, ressaltando a parceria de longa data com a Marinha.

No evento, as empresas privadas Ltsman e Agemar também estiveram presentes para apresentar suas ações e demonstrar como contribuem para a logística e infraestrutura no transporte marítimo. Em resumo, a celebração do Dia do Marinheiro foi marcada por uma integração inédita entre diferentes instituições e uma abertura para o público aproveitar e entender mais sobre a importância do mar e dos profissionais que atuam nesse universo.

Ao longo de todo o evento, foi possível perceber a diversidade de atividades ligadas ao mar e a importância da atuação integrada entre os diversos agentes presentes na área, um dos principais focos do Dia do Marinheiro, celebrando a presença de todos os profissionais que garantem a segurança e eficiência das operações que acontecem nos mares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo