Afya Faculdade de Jaboatão dos Guararapes forma primeira turma de médicos do Programa Mais Médicos em Pernambuco

Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatãodos Guararapes, no municío homônimo localizado na Região Metropolitana do Recife, formou nesta terça-feira (12), a primeira turma de profissionais do Programa Mais Médicos (PMM) em Pernambuco. Desde 2018, a instituição oferta o curso de medicina com o intuito de ampliar o número de vagas na área de medicina no país e suprir as necessidades do município, em um total de cinco programas de residência médica: ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica geral e cirurgia geral.

Neste contexto, a Afya assumiu o compromisso com o Ministério da Educação (MEC) de oferecer contrapartida financeira à gestão local do SUS, via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). Esse repasse de recursos destina-se à formação de profissionais da Rede Pública de Saúde, aquisição de equipamentos, reforma ou construção de locais para abrigar os serviços públicos de saúde, bem como pagamento de bolsas de residência médica.

Quando o curso foi lançado em 2018, a Afya destinou cerca de R$ 50 milhões ao município para reforma, ampliação e novas instalações na rede pública de saúde, aquisição de equipamentos, capacitação de profissionais e bolsas de residência médica. A solenidade de formatura contou com a presença de lideranças locais, representantes da Afya Jaboatão e uma palestra da médica pediadra Ana Escobar, intitulada “Inovação e Responsabilidade na Formação Médica: avanços de um futuro imediato”.

Ao concluir o curso, 70% dos alunos da Afya Jaboatão manifestaram o interesse em atuar em suas regiões de origem, levando em consideração critérios como melhores oportunidades de trabalho, proximidade com a família, qualidade de vida e plano de carreira. Vanessa Piasson, diretora-geral da unidade, ressaltou a responsabilidade do ensino oferecido e a qualificação desses futuros profissionais.

O depoimento de Maiara Xavier, formada na Afrya como aluna bolsista do Programa Mais Médicos, reflete o compromisso com o interior do país. Ela pretende realizar a residência de clínica médica e atuar no interior, visando a carência de assistência médica nessas regiões. Já Galba Florêncio, formada em enfermagem e agora em medicina, demonstra a vontade de realizar o programa Mais Médicos em Pernambuco. Seu objetivo é trabalhar em UPAs e clínicas de Jaboatão dos Guararapes, considerando a excelência da instituição e o apoio dado pelos colegas.

Dessa forma, a formação médica oferecida pela Afya Jaboatão se destaca não apenas pela qualidade do ensino, mas também pelo compromisso social e pela preocupação em suprir a carência de profissionais médicos em regiões menos favorecidas. A instituição se empenha em formar médicos capacitados e comprometidos com o serviço público de saúde, buscando atender a demanda e a realidade do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo