Espanha atinge temperatura recorde para um mês de dezembro, característica do verão, com 29,9 ºC registrados em Málaga.

Nesta terça-feira (12), a Espanha registrou um novo recorde de calor para o mês de dezembro, com a temperatura atingindo 29,9 ºC em Málaga, sul do país. A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) foi responsável por divulgar essa informação preocupante para os habitantes locais, pois esse número é 0,5 ºC superior ao recorde anterior para a Espanha continental, que era de 29,4 ºC, registrado em dezembro de 2010.

De acordo com a Aemet, o sul da Península Ibérica enfrentou dias com correntes de ar quente, atingindo recordes de temperatura também em outras cidades, como Múrcia, que chegou a 27,6 ºC, e Alicante, com 27,3 ºC na costa do Mediterrâneo. A agência ainda alerta que essa discrepância de registro de temperaturas seria muito menos provável sem as mudanças climáticas observadas na escala global.

O aumento das ondas de calor na Espanha tem sido recorrente nos últimos anos e traz preocupações para os cientistas. Essas ondas de calor têm ocorrido com frequência cada vez maior, inclusive fora dos meses de verão. Segundo a Aemet, a frequência dessas ondas triplicou nos últimos dez anos no país, e a duração do verão meteorológico tem aumentado dez dias por década desde os anos 1980.

Esses números chamam a atenção para a urgência de se lidar com as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente. O aumento das temperaturas e a frequência das ondas de calor podem trazer impactos significativos para a saúde pública, para a agricultura e para a vida selvagem. Portanto, novas medidas de preservação e combate ao aquecimento global precisam ser adotadas com urgência.

Esses dados nos alertam para a necessidade de ações imediatas em relação ao meio ambiente e, acima de tudo, para a urgência de se repensar nossos hábitos e práticas que têm impacto direto no aquecimento global. A preservação do planeta e da vida em todas as suas formas é uma responsabilidade de toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo