Comitê Paralímpico Brasileiro entrega Prêmio Paralímpicos a atletas destaque do paradesporto nacional em cerimônia realizada em São Paulo.

Na noite da última quarta-feira (13), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início à entrega do Prêmio Paralímpicos, considerada a maior premiação do paradesporto nacional. A cerimônia, realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, homenageou atletas de 24 modalidades, sendo que outros 10 prêmios serão entregues na noite desta quinta-feira (14), no mesmo local.

A escolha dos atletas homenageados foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação. Durante o evento, o vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, destacou a importância do prêmio e o histórico desempenho do esporte paralímpico brasileiro em 2023. O país obteve um recorde de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, com 343 no total, incluindo 156 de ouro. O CPB ressaltou que esse número foi superior ao alcançado pela China no Mundial de atletismo, além de bons resultados nos Mundiais de natação, halterofilismo e nas modalidades coletivas.

Entre os homenageados, destaca-se a atleta pernambucana Carol Santiago, que expressou sua felicidade ao receber o prêmio. Em 2023, Santiago conquistou oito medalhas no Mundial de Natação de Manchester, na Inglaterra, e cinco ouros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago.

A cerimônia também premiou atletas de diversas modalidades, como Judô, Natação, Remo, Rúgbi em cadeira de rodas, Taekwondo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas, Tiro com arco, entre outras.

A premiação será concluída na próxima quinta-feira, com a entrega de mais 10 prêmios, entre eles o de Atleta da Galera, que será decidido por votação popular. Os concorrentes desta categoria são Alessandro Silva (atletismo), Brenda Freitas (judô), Mariana D’ Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). A votação está aberta até a noite da próxima quinta-feira.

Dessa forma, a premiação do Prêmio Paralímpicos vem para coroar o excelente desempenho dos atletas brasileiros no paradesporto nacional e internacional, proporcionando o devido reconhecimento e incentivo para que continuem a se destacar no cenário esportivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo