Ex-deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) morre aos 70 anos em Lauro de Freitas, na Bahia, vítima de infarto.

O ex-deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) faleceu nesta quarta-feira (23), aos 70 anos, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas.

De acordo com o secretário, Luiz Alberto sofreu um infarto na manhã de hoje e foi levado para o Hospital Aeroporto, onde veio a óbito. A notícia da morte do ex-deputado causou comoção, e Freitas prestou uma homenagem em suas redes sociais, destacando o legado deixado por Luiz Alberto.

Nascido em Maragogipe, na Bahia, em 1953, Luiz Alberto teve uma longa trajetória no cenário político, tendo exercido quatro mandatos como deputado federal. Sua atuação no parlamento foi marcada pela defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas.

Além de sua carreira política, Luiz Alberto também ocupou o cargo de secretário estadual de Promoção da Igualdade na Bahia e teve envolvimento na luta sindical, atuando nos Sindicatos dos Petroleiros da Bahia e no Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros, devido ao seu trabalho na Petrobras.

Destacou-se ainda por seu engajamento no movimento negro, sendo coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) de 1995 a 1998. Na década de 80, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), demonstrando seu comprometimento com as questões sociais e trabalhistas.

A morte de Luiz Alberto representa uma perda significativa para a política baiana e para os movimentos sociais do país, deixando um legado de luta e comprometimento com as causas populares. Seu falecimento foi lamentado por diversas personalidades e lideranças, que reconheceram a importância de sua atuação ao longo de sua carreira.

A equipe do ex-deputado informou que os detalhes sobre o velório e o sepultamento serão divulgados em breve, para que amigos, familiares e admiradores possam prestar suas últimas homenagens a Luiz Alberto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo