Heinze enfatizou a importância desta ação para impulsionar o comércio entre os dois países, afirmando que a dragagem e a sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai estão previstas no edital. Além disso, ele ressaltou que a concessão da hidrovia está prevista para o segundo ano após a dragagem e a sinalização estarem em andamento, o que significaria a primeira hidrovia “pedagiada” do Brasil. Essa medida é vista como uma oportunidade para alavancar a economia no norte e nordeste do Uruguai.
O senador recordou ainda o encontro com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, no qual discutiram parcerias para aprimorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas na região. Heinze salientou a importância de melhorar a logística de importação e exportação, o que resultaria em uma redução de custos de transporte.
Ele destacou que a dragagem e a sinalização da hidrovia Brasil-Uruguai irão beneficiar diretamente os produtores uruguaios, que terão mais facilidade para exportar seus produtos pelo Porto de Rio Grande e importar insumos agrícolas. Atualmente, muitos produtos precisam ser transportados por caminhões vindos de Montevideo, percorrendo quase 500 quilômetros, mas com a hidrovia, a distância seria reduzida para 200 quilômetros, gerando uma economia significativa nos custos de transporte.
Com isso, a expectativa é de que a infraestrutura da hidrovia contribua para o aumento da produção e diversificação das atividades econômicas na região, ampliando as oportunidades para os produtores uruguaios. A iniciativa também representa um avanço na parceria entre Brasil e Uruguai, fortalecendo as relações comerciais entre os dois países.
Essa notícia é comemorada por Heinze, que tem se empenhado em promover ações que impulsionem o desenvolvimento econômico e a integração regional, buscando soluções que beneficiem tanto o Brasil quanto seus parceiros internacionais.