Inmet emite alerta por baixa umidade do ar e onda de calor em 15 estados e no Distrito Federal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira (14) para a baixa umidade do ar ao longo do dia, em onze estados, além do Distrito Federal. Esse aviso foi classificado como alerta amarelo, o que indica perigo potencial, sendo o mais brando da escala que também possui o alerta laranja e o alerta vermelho.

Os estados em questão são Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O alerta começou às 9h10 e terá fim às 23h, com a umidade do ar variando entre 20% e 30%. O Inmet aconselha a população a beber bastante líquido e evitar se expor ao sol nas horas mais quentes do dia. Apesar das preocupações, o instituto afirma que há baixo risco de incêndios florestais.

Simultaneamente, à baixa umidade, o climatempo emitiu um alerta para uma onda de calor que eleva as temperaturas em 15 estados e no Distrito Federal. Nessa situação, a previsão é de que a temperatura fique 5 graus Celsius (ºC) acima da média por um período que varia de três a cinco dias. O alerta laranja para a onda de calor vale entre 12h desta quarta-feira (14) e 19h de domingo (17). As regiões que serão mais afetadas são Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Essa onda de calor vai coincidir com a baixa umidade em áreas do norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, extremo sul do Tocantins, leste de Goiás e em todo o Distrito Federal. Essas regiões demandam mais cuidados devido à combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade. O Inmet recomenda que a população tome cuidados em relação à saúde e adote medidas para se manter hidratada.

Portanto, o alerta do Inmet é de extrema importância e os moradores dessas regiões devem seguir as recomendações dadas pelo órgão, a fim de evitar possíveis problemas de saúde devido às condições climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo