Arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida e ginasta Rebeca Andrade se destacam no Prêmio Brasil Olímpico 2023 no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, se tornou o palco do prestigioso Prêmio Brasil Olímpico, onde foram reconhecidos os feitos excepcionais do esporte brasileiro ao longo do ano de 2023. Os grandes vencedores da noite foram o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida e a ginasta Rebeca Andrade, que saíram como os melhores atletas masculino e feminina, respectivamente, recebendo o cobiçado Troféu Rei Pelé.

Marcus D’Almeida, após uma temporada impressionante que incluiu uma medalha de prata e outra de bronze nos Jogos Pan-Americanos, além de alcançar a liderança do ranking mundial em sua modalidade, conquistou o prêmio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O arqueiro comentou sobre a honra de receber o troféu e expressou sua satisfação em representar o tiro com arco: “Fico feliz de receber esse troféu, de levar ele para casa e de levar para a minha modalidade [o tiro com arco]”. Na disputa, Marcus superou o surfista Filipe Toledo e o jogador de tênis de mesa Hugo Calderano.

Enquanto isso, no feminino, Rebeca Andrade brilhou. A ginasta conquistou quatro medalhas, incluindo dois ouros e duas pratas, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, e mais cinco medalhas, sendo um ouro, três pratas e um bronze, no Mundial da Bélgica. Com essas realizações, ela superou a tenista Bia Haddad e a dupla de vôlei de praia Ana Patrícia e Duda, para levar para casa o prêmio de melhor atleta feminina.

Rebeca Andrade expressou sua gratidão ao receber o Troféu Rei Pelé: “Isso é fruto do meu trabalho e de tudo que eu tenho conquistado durante todos esses anos. Então é muito bom estar aqui e levar esse prêmio para casa. Eu fico muito, muito feliz mesmo”. Ela também revelou suas expectativas para o próximo ano, onde participará dos Jogos Olímpicos de Paris: “Eu não vou dizer que este é o meu melhor, pois espero que ano que vem seja maravilhoso. Mas é um dos [melhores]”.

Outros destaques da noite incluíram a ginasta Flávia Saraiva, escolhida como a Atleta da Torcida, além da comandante da seleção brasileira de ginástica rítmica, Camila Ferezin, que ganhou o prêmio de melhor técnico individual. O prêmio de melhor técnico coletivo foi para Ramon Ito, líder da seleção brasileira de beisebol, enquanto a melhor equipe masculina foi a seleção masculina de beisebol, e a melhor equipe feminina foi a seleção de vôlei.

O prêmio de Atleta Revelação foi concedido à ginasta Maria Eduarda Alexandre, enquanto o prêmio Retorno do Ano foi para o corredor Alison dos Santos, também conhecido como Piu, que retornou à competição após se recuperar de uma lesão grave. Alison dos Santos, por meio de uma mensagem em vídeo, mostrou sua gratidão e estendeu sua expectativa para um ano de sucesso em 2024, quando os Jogos Olímpicos de Paris serão realizados.

Além dos prêmios individuais, o Prêmio Brasil Olímpico também elegeu os melhores atletas por modalidade, homenageando os destaques em várias áreas esportivas. Este evento foi um verdadeiro reconhecimento do talento, dedicação e conquistas notáveis dos atletas brasileiros ao longo do ano de 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo