Paralímpicos 2023: Bruna Alexandre e Gabriel Araújo são eleitos melhores atletas em premiação especial

Na noite da última quinta-feira (14), o Tokio Marine Hall, em São Paulo, foi palco da 12ª edição do Prêmio Paralímpicos, que premiou os melhores atletas paralímpicos de 2023. Durante a cerimônia, a mesatenista catarinense Bruna Alexandre e o nadador mineiro Gabriel Araújo foram anunciados como os grandes destaques do ano.

Bruna Alexandre, que se tornou a primeira atleta paralímpica a competir nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile, conquistou uma medalha de bronze na disputa por equipes ao lado de atletas convencionais. Em seu discurso, a atleta agradeceu à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e ao Comitê Paralímpico Brasileiro pelo apoio que recebeu, ressaltando a importância de inspirar outros atletas a acreditarem que tudo é possível, independentemente de suas limitações.

Por sua vez, Gabriel Araújo voltou do Parapan com cinco medalhas de ouro e também conquistou mais três medalhas de ouro no Mundial de natação. Emocionado, o nadador expressou sua felicidade por ter sido premiado como o melhor atleta paralímpico do ano, afirmando que 2023 foi um ano de resultados significativos em sua carreira.

Além disso, o evento premiou outras nove personalidades do esporte paralímpico, com destaque para a halterofilista Mariana D’Andrea, que recebeu o prêmio de Atleta da Galera, decidido por votação popular. Mariana, campeã Mundial em 2023, expressou sua gratidão aos que votaram nela, enfatizando que o prêmio era compartilhado com todos os que a apoiaram.

A cerimônia também concedeu uma premiação surpresa a Douglas Matera, eleito como o melhor atleta do Parapan de Santiago. O nadador carioca, que nasceu com retinose pigmentar, conquistou oito medalhas de ouro em oito provas disputadas na competição.

Além dos destaques individuais, outros prêmios foram entregues, incluindo o Prêmio Aldo Miccolis para Daniel Dias, Personalidade Paralímpica para Marcos da Costa e o Prêmio Loterias Caixa para o Praia Clube, entre outros homenageados.

A 12ª edição do Prêmio Paralímpicos celebrou o talento e o esforço dos atletas paralímpicos brasileiros, reconhecendo suas conquistas e contribuições para o esporte nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo