Fifa confirma detalhes do novo Mundial de Clubes com edição inicial em 2025 nos Estados Unidos e participação de 32 equipes

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) fez importantes definições neste domingo (17), em Jeddah, na Arábia Saudita, durante uma reunião, que incluem detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade. A edição inaugural do torneio está marcada para 2025 e contará com a participação de 32 equipes, sendo disputado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho.

Com isso, a competição terá como período a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil terá três clubes na edição inicial do novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que foram campeões das Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O vencedor de 2024 também garantirá presença no torneio.

Além disso, a Fifa anunciou que a partir do próximo ano, haverá a realização de uma competição anual chamada de Copa Intercontinental, reunindo os campeões das sete confederações. O formato será semelhante ao do atual Mundial, com a diferença de que o vencedor da Liga dos Campeões da Europa irá direto para a final, enquanto os demais times, incluindo o ganhador da Libertadores, disputarão confrontos eliminatórios.

Outra importante decisão tomada pelo Conselho da Fifa foi a definição das sedes dos próximos Mundiais sub-20: o masculino, em 2025, será no Chile, enquanto o feminino, em 2026, será na Polônia.

Gianni Infantino, presidente da entidade, fez questão de comentar a aprovação das novas medidas pelo Conselho da Fifa, enfatizando o esforço para tornar o futebol global.

Além disso, a América do Sul terá direito a seis lugares no novo Mundial, com os quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 garantidos, e outras duas equipes definidas por meio de um ranking. A Europa terá 12 equipes, com quatro vencedores da Liga dos Campeões e oito times via ranking.

Assim, as confederações das Américas do Norte, Central e Caribe, da Ásia e da África terão direito a quatro vagas cada, a Oceania terá um representante, e o país-sede também terá uma vaga, que no caso de 2025, serão os Estados Unidos.

Com isso, já temos alguns times classificados para o Mundial de 2025, como Palmeiras, Flamengo e Fluminense (América do Sul), Chelsea, Real Madrid e Manchester City (Europa), Monterrey, Seattle Sounders e León (Américas Central e do Norte), Al Hilal e Urawa Reds (Ásia), e Al Ahly e Wydad Casablanca (África).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo