Blue Origin adia lançamento de foguete New Shepard para terça-feira por motivos técnicos após acidente em 2022.

A empresa espacial Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, adiou o lançamento de seu foguete New Shepard para terça-feira (19), devido a problemas técnicos. Esta é a primeira tentativa da empresa de enviar seu foguete ao espaço desde um acidente ocorrido em setembro de 2022, de acordo com informações do site Folha de Pernambuco.

Inicialmente, o lançamento estava programado para ocorrer na segunda-feira, mas foi adiado devido a um problema nos sistemas terrestres. Além disso, a empresa afirmou que, na segunda-feira, o lançamento também foi adiado em uma hora devido às baixas temperaturas na plataforma de lançamento, localizada no oeste do Texas.

A missão, conhecida como NS-24, não contará com tripulantes e terá como foco experimentos científicos, sendo que mais da metade deles foram desenvolvidos com o apoio da Nasa. Vale ressaltar que a Blue Origin utiliza esse foguete para voos de turismo espacial, já tendo transportado 31 pessoas em viagens de alguns minutos, incluindo o próprio Bezos.

O acidente de setembro de 2022 causou a queda do módulo de propulsão do foguete, que na época não transportava passageiros. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) abriu uma investigação, concluindo que o acidente foi causado por “uma temperatura mais alta do que o esperado em um bocal do motor”.

Dessa forma, a Blue Origin espera que o lançamento do New Shepard ocorra com sucesso na terça-feira e que a missão seja concluída sem intercorrências. A empresa manterá os investidores e entusiastas do espaço atualizados sobre o progresso e a nova data de lançamento do foguete.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo