Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, adia lançamento do foguete New Shepard por razões técnicas e planeja nova tentativa.

A companhia espacial norte-americana Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos, adiou o lançamento previsto para esta segunda-feira (18) de seu foguete New Shepard por questões técnicas, mas anunciou que tentará novamente ao longo da semana. Este seria seu primeiro voo desde um acidente há mais de um ano.

O lançamento não pôde ser realizado nesta segunda-feira como estava previsto “devido a um problema com os sistemas terrestres”, afirmou a Blue Origin na rede social X, na qual diz que anunciará uma nova data em breve. Nesta mesma segunda, a Blue Origin já havia comunicado que iria adiar o lançamento em uma hora devido às baixas temperaturas na plataforma de lançamento, no oeste do Texas.

A missão, denominada NS-24, não levará passageiros e se limitará a experimentos científicos, sendo que mais da metade destes experimentos foi desenvolvida com o apoio da Nasa.

É importante ressaltar que a companhia utiliza este foguete para voos de turismo espacial, já tendo transportado 31 pessoas em viagens de poucos minutos, entre eles o próprio Bezos.

O acidente que ocorreu em setembro de 2022 provocou a queda do módulo de propulsão do foguete, que não transportava passageiros naquele momento. O órgão regulador da aviação americana (FAA) abriu uma investigação, que concluiu que o acidente foi causado por “uma temperatura mais alta do que o esperado em um bico do motor”.

De acordo com o comunicado, a Blue Origin voltará a tentar o lançamento ao longo da semana, sem fornecer uma data específica para a segunda tentativa. Com o adiamento, a expectativa é que a companhia possa resolver as questões técnicas que impediram o lançamento na segunda-feira. O público e entusiastas ficam na expectativa para essa nova tentativa de lançamento do foguete New Shepard.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo