Erupção vulcânica na Islândia: agência de meteorologia do país nórdico informa início da atividade sísmica próxima a capital.

Uma erupção vulcânica teve início na noite de segunda-feira na Islândia, ao sul da capital Reykjavik, em uma região que havia registrado uma atividade sísmica intensa em novembro. A agência de meteorologia do país nórdico, que informou sobre o início da erupção, detalhou que “pode ser observada em webcams e parece estar situada perto de Hagafell”, um povoado ao sul da capital.

A erupção começou depois das 22h, horário de Brasília, após uma série de pequenos tremores, revelou a agência. Um helicóptero da guarda-costeira deve ser enviado para confirmar a localização exata e a magnitude da erupção.

Esses eventos acontecem em meio a um alerta para uma possível erupção vulcânica no país, que havia registrado uma intensa atividade sísmica em novembro. Naquela ocasião, vários milhares de pequenos tremores ocorreram na península situada no sudoeste da ilha, como resultado da movimentação de magma sob a crosta terrestre. No dia 11 de novembro, cerca de 4.000 habitantes de Grindavík, um porto pesqueiro localizado a 40 km da capital, acabaram sendo evacuados. A Islândia tem cerca de 33 vulcões ativos, o que representa o maior número na Europa.

Essa erupção acontece em meio a outros eventos naturais significativos ao redor do mundo, como o adiamento do primeiro voo da Blue Origin desde o acidente de 2022 e um terremoto que deixou mais de 100 mortos no noroeste da China. Em um cenário global de ampla movimentação geológica e máxima atenção para a preservação do meio ambiente, a erupção vulcânica na Islândia representa um momento de relevância no estudo e monitoramento das mudanças climáticas e da atividade geológica em todo o planeta.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo