Repórter Recife – PE – Brasil

Grupo de Trabalho é instalado para debater a comunicação pública no Brasil e definir diretrizes de participação social.

O presidente da EBC, Jair Lima, disse que 2023 foi um ano difícil, mas também um ano de avanços. “Conseguimos aprimorar o diálogo com os empregados e sindicatos, realizar eventos para a ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública, firmar acordos com outros países e retomar as ações para o projeto de implementação da TV Brasil Internacional”, afirmou.

A reunião teve a participação do ministro da Secom, Paulo Pimenta, que se mostrou otimista em relação ao processo que está sendo iniciado para promover reflexão e diagnóstico do setor, bem como para projetar uma agenda para a comunicação pública brasileira. Ele acredita que este processo será fundamental para o desenvolvimento do sistema de comunicação pública no Brasil, e que serve como referência internacional.

O grupo de trabalho é formado por representantes da Secom, da EBC, do antigo Conselho Curador da estatal e de entidades representativas dos trabalhadores. Durante a reunião, foram definidas as pautas, o calendário de reuniões e escolhidos o relator e o vice-relator do projeto. Além disso, houve uma homenagem ao ex-conselheiro da EBC, o jornalista Mário Augusto Jakobskind, falecido em 2018.

Também presente na reunião, o professor emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e ex-integrante do Conselho Curador da EBC, Murilo César Ramos, destacou a importância de uma instância de participação social para garantir a autonomia da empresa e seus veículos. Ele acredita que apenas com essa instância a empresa poderá cumprir sua missão de oferecer programação informativa, cultural e educativa de forma inclusiva, diversa, plural e democrática.

A direção da EBC também marcou presença, com a diretora-geral, Maíra Bittencourt, a diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, a diretora de Jornalismo, Cidinha Matos, e a superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais, Nicole Briones. O secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora, também participou do encontro, juntamente com ex-integrantes do Conselho Curador da EBC, representantes dos empregados da EBC e de sindicatos de jornalistas e radialistas, entre outros.

O primeiro encontro do grupo de trabalho definiu as pautas, o cronograma de reuniões e escolheu Rita Freire como relatora e Octávio Pieranti, assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secom, como vice-relator. O grupo realizará um total de oito reuniões, com a próxima prevista para 9 de janeiro de 2024.

Rita Freire expressou a expectativa da sociedade civil de restituir à EBC instrumentos que contribuam para sua autonomia, como a participação social efetiva. Também ressaltou a importância de definir esses instrumentos a partir do diálogo com as expectativas da sociedade.

Sair da versão mobile