Consumidores já podem solicitar bloqueio de celulares roubados pelo IMEI através da ferramenta Celular Seguro.

A partir de amanhã, os consumidores já podem solicitar o bloqueio de celulares roubados na ferramenta batizada de Celular Seguro. Isso pode ser feito através do cadastro realizado por meio do site abrigado no gov.br, bem como pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

O funcionamento dessa ferramenta será como um botão de segurança para os usuários que tiverem seus celulares roubados. A solicitação de bloqueio do aparelho será feita pelo IMEI, que é o código de identificação do celular. O IMEI é um recurso de identificação internacional presente em todos os smartphones, sendo uma sigla que significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Sendo caracterizado por uma sequência de números e código de barra, o IMEI é útil para identificar o celular em qualquer parte do mundo.

Artigos relacionados

Para identificar o IMEI, os usuários podem seguir algumas dicas. No caso de celulares com sistema Android, uma das opções é clicar em “Configurações” e em “Sobre o telefone”. Posteriormente, abrir a opção “Status” e, no rodapé da tela, estará o número desejado. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda “Informações do IMEI”. Para aparelhos com sistema iOs, basta acessar “Ajustes” e tocar em “Geral”. Depois, abrir a opção “Sobre” e buscar “IMEI”. Outra possibilidade válida para qualquer tipo de aparelho, independentemente do sistema operacional, é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.

Porém, caso o número do IMEI não esteja disponível, é possível fazer isso através de contas como o iCloud para usuários de iPhones ou do Google para usuários de Android. Basta logar com a sua conta correspondente, identificar o dispositivo e fazer o bloqueio. Esse avanço coloca mais uma opção à disposição dos consumidores, ajudando a inibir a ação de criminosos e a proteger os dados e informações dos usuários. Ao garantir que celulares roubados possam ser bloqueados de forma eficiente, o Celular Seguro mostra-se como uma ferramenta essencial no combate à criminalidade envolvendo dispositivos móveis. A eficiência dessa ferramenta oferece um alento aos usuários, que poderão contar com mais um recurso para se proteger de eventuais roubos e furtos de celulares. Com a utilização do IMEI, os consumidores terão mais uma forma de resguardar sua segurança e proteger seus dados, tornando mais difícil a comercialização e utilização de aparelhos roubados. Essa iniciativa traz benefícios tanto para os consumidores, que terão suas informações e privacidade mais garantidas, quanto para a sociedade, reduzindo a atratividade dos celulares roubados para criminosos.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo