Os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros em 2023: preferência para nomes curtos, bíblicos e originais.

No ano de 2023, a preferência por nomes curtos, bíblicos ou originais foi a tônica nos cartórios brasileiros. Um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) apontou que os nomes mais registrados foram Miguel, com 25.140 registros, e Helena, com 23.047. Além disso, nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah, Isaac, Aurora, Ísis, Maya, Liz, Maitê e Eloá também figuraram entre os 30 mais escolhidos pelos pais.

Miguel manteve a liderança do ranking do ano anterior, enquanto Helena, que no ano passado havia sido ultrapassada por Maria Alice, recuperou a dianteira em 2023. Outros nomes recorrentes na lista dos mais registrados foram Gael, Theo, Arthur, Heitor, Maria Alice, Alice, Davi e Laura. Embora os nomes fossem recorrentes, as posições deles no ranking variaram em relação ao ano anterior.

O destaque para a preferência desses nomes, segundo a Arpen-Brasil, está atrelado à entrada em vigor da Lei 14.328, de 2022. Essa legislação permitiu que pessoas maiores de 18 anos alterassem seus nomes em cartório sem a necessidade de procedimento judicial, bem como possibilitou que os pais, em consenso, alterassem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro do nascimento. Como resultado, os cartórios brasileiros registraram um total de 10.314 mudanças de nome no primeiro ano da lei em vigor.

Gustavo Renato Fiscarellio, presidente da Arpen-Brasil, destacou que essa nova legislação possibilitou que pessoas que se sentiam constrangidas ou insatisfeitas com seus nomes pudessem efetuar a mudança de forma mais simples. O procedimento para realização da mudança de nome consiste em comparecer a um Cartório de Registro Civil com os documentos pessoais (RG e CPF), sendo que o custo do processo varia conforme a unidade federativa onde será realizado.

A nova legislação influenciou diretamente as preferências dos pais em relação aos nomes dados aos recém-nascidos, reforçando a tendência de escolha por nomes curtos, bíblicos e originais. Ainda assim, é importante destacar que a mudança no ranking de nomes mais escolhidos está atrelada às mudanças sociais e legais que influenciam diretamente nas preferências da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo