Afinal, o que dói mais: um parto ou uma pancada nos testículos?

Um debate antigo, mas ainda em aberto, é a questão de qual dor é a pior: a do parto ou a de uma pancada nos testículos. Enquanto as mulheres afirmam que não há nada mais doloroso na vida do que a dor de um parto – pelas horas de duração e pela força descomunal que fazem -, os homens têm um contragolpe e dizem que nenhuma dor chega perto do que uma pancada no saco escrotal. Mas qual dos dois dói mais?

De acordo com especialistas e médicos, a dor nos testículos pode causar dor dupla — além de fazer a pessoa se sentir mal, pode fazer vomitar e, dependendo da força, pode levar a pessoa para o hospital. A dor ainda é irradiada para a barriga, isso porque os testículos se desenvolveram originalmente no abdômen, antes de cair para o escroto pouco antes ou depois do nascimento. Além disso, o órgão é constituído por nervos e tecidos.

O corpo humano é programado para sentir dor como um mecanismo de proteção. Os testículos são a chave para a produção de esperma, e por isso são tão sensíveis. “Em seu nível mais básico, você sente dor por causa de receptores e nervos. E a razão, do ponto de vista evolutivo, porque isso dói tanto levar uma pancada nos testículos é que eles são a chave para a produção de esperma”, explica Nathan Starke, urologista.

Por outro lado, o parto é um processo que força um ser humano a sair de outro, o que leva em média nove horas para dar à luz na primeira vez. Os humanos são o único animal que necessita de ajuda para dar à luz e, apesar de toda a tecnologia e higiene modernas, ainda sofrem taxas muito mais elevadas de mortes maternas e neonatais. A complexidade desse processo é evidente.

Como resultado temos horas de trabalho de parto doloroso, durante as quais os músculos se contraem incontrolavelmente, os ossos são empurrados para fora do caminho na tentativa de abrir um espaço para o bebê sair de dentro; o processo é bonito e perfeito, mas extremamente doloroso para as mulheres.

Os cientistas acreditam que não dá para medir as dores do parto e nem mesmo a da dor nos testículos, e falam que é um empate. Eles afirmam que os homens têm que agradecer por não sentirem a dor do parto e as mulheres serem gratas por não precisarem levar uma bolada nos testículos. Mas que ambos sofrem de uma dor tão aguda quanto que é a da pedra nos rins. A questão de qual dor é pior ainda não tem uma resposta definitiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo