Caverna Tham Luang, resgatada há cinco anos, na Tailândia, reabre ao público para visitação turística por R$ 290 para estrangeiros.

Após cinco anos do resgate de um time de futebol e do treinador presos na caverna de Tham Luang, na Tailândia, o local foi reaberto ao público para visitações. O ponto turístico é famoso desde 2018, quando 12 estudantes e um treinador de futebol ficaram presos por 18 dias após fortes chuvas inundarem o complexo de cavernas. O resgate mobilizou mergulhadores, fuzileiros navais e centenas de voluntários, e agora a caverna pode ser visitada por turistas interessados. A “Câmara 3”, local do resgate, está aberta para visitação, ao custo de R$ 290 para turistas estrangeiros.

Apesar de estar localizada a apenas 800 metros da entrada da caverna, o percurso até a Câmara 3 dura cerca de uma hora, o mesmo tempo que as equipes demoravam para percorrer a mesma distância durante a operação de resgate. Atualmente, as visitas guiadas têm o máximo de dez pessoas por grupo, com apenas dois grupos permitidos por dia. O passeio guiado dura cerca de três horas, contemplando informações sobre a operação de resgate, equipamentos utilizados e os pontos do local que dificultaram o resgate dos meninos.

A reabertura da caverna como atração turística promete consolidar o local como um ponto de visitação importante, conforme destacado pelo chefe do Departamento de Parques Nacionais, Attapon Charoenchansa, que disse ao Bangkok Post que o parque será promovido como um destino para aventuras em cavernas, sendo um “lembrete salutar da extraordinária operação de resgate”.

O resgate, que foi tema de documentários e sucessos de bilheteria de Hollywood, já inspirou diversas produções ao redor do mundo, reforçando a importância e o impacto desse evento no cenário internacional. A operação envolveu um time de aproximadamente 1 mil profissionais, entre médicos, soldados, mergulhadores, especialistas em cavernas e engenheiros de vários países, incluindo EUA, Japão, Reino Unido, China e Austrália, além dos socorristas tailandeses.

Através de visitas guiadas, os turistas poderão vivenciar de perto os desafios enfrentados pelos resgatados, compreendendo a grandiosidade e a complexidade da operação que marcou a história recente da Tailândia. Com isso, a caverna de Tham Luang ganha ainda mais destaque como um símbolo histórico da superação e da solidariedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo