Comissão adia apreciação de projeto para Hackathon – Senado Federal, que busca mais transparência por meio da tecnologia.

Na última quarta-feira (20), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal adiou a apreciação do projeto de resolução que visa instituir o evento Hackathon – Senado Federal. A proposta tem como objetivo estimular a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais.

O PRS 15/2022, que denomina Hackathon o evento destinado a reunir profissionais e estudantes numa maratona de programação com o fim de desenvolver software ou solução tecnológica que atenda a um objetivo proposto, seria debatido na reunião da comissão, mas foi retirado de pauta a pedido do relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

O Hackathon é considerado um mecanismo inovador, utilizado por instituições públicas e privadas, para aprimorar processos por meio de soluções desenvolvidas em um curto espaço de tempo. O termo “Hackathon” resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

O projeto, de autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), conta com o voto favorável de Rodrigues, na forma de emenda substitutiva à proposição. A matéria será encaminhada à apreciação da Comissão Diretora do Senado após a deliberação da CCT. O evento Hackathon – Senado Federal busca promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, além de contribuir para a maior transparência das informações públicas.

O Hackathon tem se tornado cada vez mais popular entre empresas e instituições, já que reúne profissionais de diversas áreas em uma maratona de programação para buscar soluções criativas e inovadoras. Por meio dessa iniciativa, o Senado Federal busca acompanhar a tendência global de valorização da tecnologia e da inovação para o aprimoramento dos processos organizacionais.

O adiamento da apreciação do projeto na CCT demonstra a importância e a complexidade do tema, além do interesse em aprofundar a discussão e garantir que o evento Hackathon – Senado Federal seja uma iniciativa efetiva e eficaz para promover a transparência nas informações públicas. A decisão de adiamento sinaliza o compromisso do Senado em avaliar criteriosamente a proposta e garantir que ela atenda plenamente aos objetivos propostos.

Em fevereiro, o projeto voltará à pauta da CCT para apreciação e, posteriormente, será encaminhado à Comissão Diretora do Senado para deliberação final. A expectativa é que o evento Hackathon – Senado Federal seja aprovado e possa contribuir significativamente para o uso de tecnologias digitais na promoção da transparência e da inovação nas informações públicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo