Repórter Recife – PE – Brasil

Deputados do Quirguistão aprovam proposta para modificar o escudo da bandeira nacional, alegando possível impulso na economia.

Os deputados do parlamento do Quirguistão tomaram uma decisão histórica nesta quarta-feira (20), ao apoiarem uma proposta para modificar o escudo da bandeira nacional. A principal mudança será a adição de um sol no escudo, e a justificativa fornecida para esta alteração é de que ela poderá impulsionar a economia do país.

O Quirguistão, uma república da Ásia Central com aproximadamente 6,7 milhões de habitantes, tem enfrentado uma série de desafios desde que conquistou sua independência da União Soviética em 1991. A elevada instabilidade política tem sido uma característica constante do país, que encontra-se em uma situação de pobreza e isolamento.

A bandeira do país, adotada em 1992 após o colapso da União Soviética, é composta por uma esfera amarela representando um yurt nômade tradicional sobre um fundo vermelho, rodeada por linhas que emanam do centro. A proposta para mudar o emblema surgiu em novembro, quando o presidente do Parlamento, Nurlanbek Shakiev, apresentou um projeto de lei para alterar as linhas que rodeiam a esfera de modo que elas lembrem os raios de sol.

Os defensores desta mudança, incluindo o presidente Sadyr Khaparov, argumentam que o desenho atual se assemelha muito a um girassol, o que, em sua opinião, impede o Quirguistão de explorar plenamente seu potencial como um Estado desenvolvido e independente. “Houve até casos de estrangeiros que vinham nos ver, dizendo que, provavelmente, cresciam muitos girassóis na nossa república”, comentou Khaparov.

A votação realizada nesta quarta contou com 59 deputados favoráveis à mudança e apenas cinco votos contrários. Diversas pessoas foram às ruas da capital do Quirguistão, Bishkek, protestar contra a alteração da bandeira.

O país, rico em recursos naturais, enfrenta desafios econômicos, e de acordo com o Banco Mundial, precisa implementar reformas para desenvolver seu setor privado, criar empregos, estimular o comércio internacional e uma produção energética fiscalmente sustentável para garantir seu desenvolvimento econômico. A mudança na bandeira é vista como um passo simbólico em direção a uma nova era para o Quirguistão.

Este evento marca mais um capítulo na história recente do país, que tem enfrentado desafios políticos e econômicos significativos desde a conquista de sua independência. A decisão dos deputados reflete as divisões existentes no país, mas também sinaliza uma possibilidade de transformação e renovação para o Quirguistão.

Sair da versão mobile