Ataque a tiros em faculdade de Praga deixa mais de 15 mortos e 24 feridos, agressor foi abatido, diz polícia.

Um ataque a tiros em uma faculdade da Universidade de Charles, em Praga, resultou na morte de mais de 15 pessoas e deixou pelo menos 24 feridos, de acordo com a polícia na quinta-feira (21). O agressor foi abatido no local.

O canal de televisão privado Nova TV chegou a mencionar uma explosão e um atirador no telhado do prédio, mas o ministro tcheco do Interior, Vit Rakusan, negou essa informação e pediu à população que seguisse as ordens policiais. Rakusan frisou que não há indicação de que o crime tenha qualquer relação com o terrorismo internacional.

O ataque aconteceu na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, situada no centro histórico da cidade, perto de lugares emblemáticos como a Charles Bridge (Ponte Carlos). A polícia cercou a zona e pediu às pessoas que moram perto que permanecessem em suas casas, enquanto alunos e professores foram orientados a permanecerem abrigados.

O presidente da República Tcheca, Petr Pavel, expressou seu choque com o incidente. Ele destacou seu pesar e suas condolências às famílias e pessoas próximas das vítimas do ataque a tiros. O presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra, Élisabeth Borne, também expressaram emoção e solidariedade à República Tcheca.

A Comissão Europeia também manifestou-se sobre o ocorrido, declarando estar chocada com a violência insensata do ataque a tiros. Ursula von der Leyen expressou suas sinceras condolências às famílias das vítimas e ao povo tcheco em seu conjunto.

Os serviços de emergência de Praga relataram que um grande número de ambulâncias foi posicionado nas proximidades da instituição e que, entre os feridos, havia alguns em estado grave. Esta tragédia causou grande comoção, levando a manifestações de apoio de líderes internacionais e da comissão europeia.

Este ataque a tiros chocou não só a população tcheca, mas também a comunidade internacional, demonstrando a necessidade de tentar encontrar soluções para prevenir tais tragédias no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo