Lula anuncia recesso de fim de ano para trabalhadores terceirizados do Palácio do Planalto em evento de confraternização.

Na última quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um evento de confraternização com os trabalhadores terceirizados do Palácio do Planalto, onde anunciou que a categoria passará a ter direito a recesso de fim de ano, assim como ocorre com os servidores públicos. Em seu discurso, Lula destacou a importância dos servidores terceirizados e afirmou que é necessário cuidar deles com respeito e cidadania. Além disso, ele informou que uma portaria já foi assinada pela ministra da Gestão, garantindo o direito ao recesso.

Durante o evento, Lula discursou, abraçou e tirou fotos com dezenas de funcionários, especialmente o pessoal da limpeza. Ele ressaltou a importância de tratar os terceirizados que trabalham na sede do Poder Executivo de forma diferenciada. “Eu estou estudando o contrato que a empresa [em] que vocês trabalham tem com o Palácio do Planalto. Obviamente que eu não posso fazer para todo mundo, mas eu quero assumir o compromisso com vocês de que os servidores terceirizados que trabalham no Palácio do Planalto serão tratados de forma diferenciada, porque trabalhar no palácio presidencial deve ser uma promoção”, afirmou.

Além disso, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, anunciou que a pasta está estudando uma revisão nos contratos com as empresas que fornecem mão de obra terceirizada para o governo federal. Ela ressaltou a importância de tratar os terceirizados de forma decente, garantindo seu justo tratamento salarial, direitos, recesso e feriados. “A gente discutiu isso ao longo do ano e vai implementar a partir de segunda-feira. A gente vai explicar para todo mundo direitinho, todas as empresas serão avisadas e a gente vai garantir que vocês tenham o mesmo tratamento que todos os demais trabalhadores aqui do governo federal”, destacou a ministra.

Dentro do evento de confraternização, Lula também se comprometeu a melhorar as condições de trabalho dos terceirizados que atuam no Palácio do Planalto. Ele lembrou o encontro anterior que teve com os funcionários da limpeza, dias após os ataques golpistas de 8 de janeiro, que deixaram um rastro de destruição na sede da Presidência da República.

Além do compromisso com os terceirizados, o presidente Lula anunciou que participará de uma confraternização com integrantes do governo na residência oficial da Granja do Torto e num tradicional Natal com os catadores de materiais recicláveis, durante a Expocatadores. Este evento ocorrerá no dia seguinte, sexta-feira (22).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo