Novo presidente da Argentina, Javier Milei, anuncia ‘megadecreto’ com medidas para desregulação da economia do país

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, fez um anúncio na noite desta quarta-feira (20) que promete marcar seu mandato, que começou há dez dias. Em um vídeo transmitido em cadeia nacional de rádio e TV na Argentina, Milei revelou a assinatura de mais de 300 medidas em um megadecreto, que tem como objetivo desregular vários setores da economia do país.

O presidente argumentou que as crises econômicas que o país enfrenta têm como principal causa o déficit fiscal, que por sua vez é resultado do que ele definiu como uma ideologia de esquerda que coloca os interesses do Estado acima dos cidadãos. Milei anunciou o início de uma nova era para a Argentina, marcada pelo fim de décadas de decadência e o retorno do país como uma potência mundial.

Dentre as 30 medidas citadas por Milei em seu discurso, estão o fim de regras que limitam exportações, privatizações e aumento de preços na Argentina. Ele também anunciou a revogação de leis que regulam a oferta e armazenamento de itens de caráter essencial e os preços de produtos no comércio, além da conversão em sociedades anônimas de todos os clubes de futebol do país.

O impacto das medidas anunciadas por Milei atinge diferentes setores da economia argentina, como moradia, comércio, indústria, comércio exterior, e leis trabalhistas. O presidente declarou que as medidas têm como objetivo criar um ambiente mais livre e favorável ao mercado, incentivando a geração de empregos.

A antecipação do pronunciamento, que inicialmente seria transmitido ao meio-dia, foi motivada por tensões relacionadas a uma manifestação de opositores ao longo do dia. De acordo com o governo argentino, as medidas anunciadas por Milei tinham como propósito completar as ações promovidas pelo ministro da Economia, Luis Caputo, na semana passada.

As mudanças propostas por Milei são parte de seu plano de governo de viés liberal na economia, reforçando a sua crença na liberdade contratual e na necessidade de desregulação em diversos setores econômicos. O anúncio do megadecreto envolve não apenas medidas específicas, mas busca uma reestruturação ampla e profunda da economia argentina. A gravação do vídeo foi realizada na Sala Branca da Casa Rosada, e as mudanças propostas pelo presidente têm o objetivo de colocar a Argentina em um novo caminho de crescimento e desenvolvimento econômico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo