Pesquisa da Abrasel revela dificuldade na contratação de profissionais especializados em bares e restaurantes e elevação do salário médio.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com 2.586 mil empresários do setor em todo o país, a contratação de profissionais especializados como sushiman, pizzaiolo e churrasqueiro tem sido um grande desafio para o setor. De acordo com o estudo, esses profissionais são os mais procurados e possuem a maior remuneração, porém, a capacitação dos candidatos tem sido um obstáculo para os empresários, já que a maioria dos candidatos busca o primeiro emprego e possui menos qualificação.

O coordenador de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, destacou que as vagas mais disponíveis são para auxiliar de cozinha e auxiliar de atendimento, que o setor consegue preencher devido ao perfil de treinamento desses profissionais. No entanto, a dificuldade maior está na contratação de pessoal especializado e treinado, como chefes de cozinha e sushiman, que demandam maior qualificação.

Durante a pandemia da Covid-19, muitos profissionais deixaram o setor e iniciaram empreendimentos próprios, levando o número de empresas no segmento a atingir o nível mais alto da história. A dificuldade em encontrar profissionais qualificados refletiu no aumento do salário médio do setor em 9,9% nos últimos 12 meses, em comparação com a média salarial do Brasil, que atingiu apenas pouco mais de 3%.

Para suprir a falta de profissionais qualificados, a solução tem sido treinar os já existentes e os que entram no mercado. A Abrasel, em parceria com outras entidades e iniciativa privada, tem se empenhado em programas de qualificação para ajudar os empresários a qualificar os funcionários que já estão no setor.

Além disso, a pesquisa revelou que a dificuldade para contratar um gerente é de 4,40, em uma escala de zero a cinco, e para a vaga de garçom, a dificuldade é de 3,66 na mesma escala, demonstrando a gravidade do problema. O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, afirmou que a situação se agravou na pandemia e muitos trabalhadores especializados mudaram de ramo, cidade e até de estado.

Para lidar com a questão, a Abrasel criou núcleos em favelas brasileiras com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nessas comunidades. José Eduardo Camargo ressaltou a importância do emprego no setor como um meio de aumentar o poder de consumo da população e fortalecer a classe média, contribuindo para a melhoria do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo