Cozinheiro do Palácio de Buckingham alimenta vulneráveis em seu tempo livre com ONG: “Um exemplo de dedicação e solidariedade”.

Um cozinheiro basco, José Luis García Basabe, vive uma realidade dupla em Londres graças ao seu trabalho no Palácio de Buckingham, que leva à sua convivência com a família real britânica, e à sua atuação voluntária distribuindo alimentos para pessoas carentes na capital da Inglaterra. Com 44 anos, o cozinheiro é responsável pela alimentação da guarda do palácio e fundou a ONG OCA Community Kitchen (Cozinha Comunitária OCA), que distribui alimentos para a comunidade latino-americana em Londres.

Ao mesmo tempo que trabalha para a família real, García Basabe mantém uma vida altruística e dedicada ao próximo. Com uma atuação que abrange a alimentação da guarda do palácio, eventos do palácio como o aniversário da rainha Elizabeth II e até mesmo a coroação de Charles III, o cozinheiro se destaca por sua entrega aos mais necessitados.

Fundador da ONG OCA Community Kitchen, que começou a operar um ano após seu ingresso em Buckingham, García Basabe dedica-se a ajudar a comunidade latino-americana em Londres e também enviou 135 toneladas de alimentos à Ucrânia, ajudando em uma operação que beneficiou 116.000 famílias. “Durante a pandemia, por ser do grupo de risco já que sou diabético, me mandaram para a casa (do trabalho em Buckingham). Me entediei, e como colaboro com organizações latino-americanas em Londres, uma igreja me pediu para divulgar que distribuiria alimentos a pessoas carentes. A notícia correu e filas se formaram com 300, 400 pessoas em busca de comida. Percebi a necessidade e que deveria fazer algo”, contou García Basabe.

A atuação do cozinheiro, que já trabalhou em restaurantes espanhóis em Londres, ajuda a combater a desigualdade e a fome na comunidade latino-americana da cidade. “Os latino-americanos são os mais necessitados aqui. Outras comunidades recebem mais ajuda”, explica o cozinheiro. Essa dedicação, que inclui o trabalho voluntário e a distribuição de alimentos para famílias carentes, é um exemplo de como uma pessoa pode fazer a diferença na sociedade e promover a solidariedade e a inclusão.

García Basabe, que se mudou para Londres há uma década após estudar gastronomia em Bilbao, demonstra que é possível atribuir significado à vida, mesmo em meio a adversidades e realidades distintas. Seu compromisso e atuação exemplar na luta contra a fome e a exclusão social merecem reconhecimento e inspiram outras pessoas a se engajarem em ações solidárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo