IPVA do Rio de Janeiro terá em média 4,39% de desconto em 2024, conforme divulgação da Secretaria de Estado de Fazenda

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Rio de Janeiro terá uma queda de 4,39% em média no ano de 2024. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) por meio do Diário Oficial, nesta terça-feira (26).

De acordo com os valores venais divulgados pela Sefaz-RJ, que foram fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços de mercado dos veículos servem de base para as alíquotas do IPVA. A redução média será de 4,61% para carros e 3,97% para motos, que representam a maior parte da frota de cerca de 4 milhões de pagantes do imposto.

Artigos relacionados

Para efetuar o pagamento do IPVA, o contribuinte deve emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD) no início do ano no Portal do IPVA da Fazenda ou no site do Banco Bradesco. É necessário informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária.

O imposto pode ser quitado em três parcelas ou à vista, com um desconto de 3%. O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, está marcado para o dia 22 de janeiro, independentemente da modalidade de quitação escolhida pelo contribuinte.

O anúncio da redução no IPVA traz uma notícia positiva para proprietários de veículos no Rio de Janeiro, já que essa diminuição pode aliviar o orçamento das famílias no início do ano. Segundo especialistas, a redução do IPVA pode estimular a renovação da frota de veículos, já que a despesa com o imposto fica menor.

Portanto, a divulgação dos valores venais e a queda no IPVA trazem benefícios diretos para os proprietários de veículos no estado do Rio de Janeiro, proporcionando um alívio financeiro e incentivando a renovação da frota automotiva.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo