Repórter Recife – PE – Brasil

Notas das operadoras de planos de saúde têm leve queda em 2022, revela Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta-feira (22) os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023 (IDSS) referente ao ano-base 2022. O estudo avaliou 896 operadoras de planos de saúde, alcançando uma nota média de 0,7898, em uma escala que varia de 0 a 1. O número total de beneficiários alcançados em 2022 foi de 78.616.588, e a média do desempenho das operadoras é ponderada pelo número de beneficiários atingidos.

Em comparação com 2021, houve uma ligeira queda no IDSS, que naquele ano atingiu a nota de 0,8128. No entanto, a ANS destaca que o número ainda está dentro da variação próxima à pontuação de 0,8, que tem sido apresentada na série histórica nos últimos 5 anos. Além disso, 68,3% das operadoras avaliadas se enquadram nas duas melhores faixas do IDSS, com notas iguais ou acima de 0,6, o que significa que 90,9% dos beneficiários de planos de saúde estão nas operadoras melhor avaliadas no setor.

Uma novidade trazida pelo IDSS 2023 é o Painel Dinâmico, que disponibiliza dados do setor por indicador, operadora e faixa de avaliação. Segundo o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, a agência aperfeiçoa ações de transparência em relação à qualificação das operadoras a cada ano, acreditando que a divulgação do desempenho do setor é um importante parâmetro para uma escolha consciente do beneficiário no ato da contratação e para a manutenção de um plano de saúde.

No total, foram avaliadas 670 operadoras do segmento médico-hospitalar e 226 do segmento odontológico, com exceção de 57 que não atenderam aos requisitos normativos para a divulgação de suas notas finais. As operadoras devem divulgar os resultados do IDSS 2023 em seus sites, conforme determina a resolução da ANS, até o prazo limite de 22 de janeiro de 2024. Caso discordem dos resultados, as operadoras terão até o dia 9 de janeiro para apresentar recurso, lembrando que não serão aceitos recursos fora do prazo estabelecido.

Outro destaque trazido pelos resultados é a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, que teve a adesão voluntária de 268 operadoras de planos de saúde no ano-base 2022, representando 68,8% dos beneficiários de todo o setor no período. A ANS considera a pesquisa uma boa prática, proporcionando um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos. O setor de saúde suplementar, atualmente, cobre 26,22% da população brasileira, com 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência odontológica.

Sair da versão mobile