Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, inaugura Ferrovia Interoceânica, alternativa ao Canal do Panamá, uma semana após inaugurar o trem turístico Maia.

Na última sexta-feira, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, inaugurou a Ferrovia Interoceânica, que representa uma alternativa ao Canal do Panamá. A abertura da ferrovia vem apenas uma semana após a inauguração do trem turístico Maia, ambos voltados para o desenvolvimento do sul do país.

Segundo Obrador, o comércio com a Ásia cresceu tanto que se tornou necessário buscar outra passagem, já que o Canal do Panamá se encontra saturado. Ele afirmou que o projeto tem sido sonhado há séculos, desde a invasão espanhola, e que várias autoridades, reis, políticos e governantes buscaram uma passagem que unisse os dois oceanos.

A ideia por trás do desenvolvimento da ferrovia e do trem é impulsionar o sul do México, uma área historicamente pobre. O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ressaltou que é necessário focar na região para tentar reverter o atraso em que se encontra, além de explorar a vocação agrícola e agroindustrial da região.

A expectativa é que a Ferrovia Interoceânica movimente 300.000 contêineres por ano até 2028. O trecho inaugurado na última sexta-feira compreende 227 km e oferece três tipos de classes para os passageiros. Além disso, o trem passa pelos estados de Chiapas e Tabasco, e conta com outras duas linhas que totalizam 1.197 km de trilhos reabilitados.

Durante décadas, o trem foi utilizado exclusivamente para carga, porém, o retorno dos trens de passageiros fez com que os bilhetes se esgotassem para o resto do mês. Ademais, a Ferrovia Interoceânica será administrada pela secretaria da Marinha, em conjunto com o Trem Maia. O BID também mostrou interesse em financiar desenvolvedores de parques industriais na área, assim como empresas que desejem se instalar nesses locais.

Em suma, a inauguração da Ferrovia Interoceânica representa um marco para o México, trazendo a perspectiva de desenvolvimento e progresso para uma área que historicamente enfrentou desafios econômicos significativos. Com investimentos e planos de desenvolvimento ambiciosos, o país mira em um futuro próspero para a região sul.

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