Repórter Recife – PE – Brasil

40 anos de Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal retorna ao Recife com elenco de 300 pessoas e atrações diversificadas.

O espetáculo “Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal” retorna hoje (23) à Praça do Marco Zero, no Recife, comemorando a chegada do Natal com um toque brasileiro. A peça, que está completando 40 anos nesta semana, atraiu um público de 75 mil pessoas no ano passado, sem contar a audiência no YouTube, onde pode ser assistida. Com a proposta de fazer essa transposição entre universos distintos, a peça retrata o nascimento de Jesus, filho de Maria e José, introduzindo elementos como folguedos e brincadeiras populares, como o ritual de abertura da porta do reisado, além de reflexões sobre eventos recentes e vulnerabilidade indígena.

O espetáculo, que tem porte de ópera, envolve cerca de 300 pessoas, entre artistas das artes cênicas, do frevo, do maracatu, do cavalo marinho e outros com diversas funções dentro da esfera da música, incluindo coros adulto e infantil. Além disso, o Baile do Menino Deus conta com expoentes do movimento hip hop e nomes como o cantor pernambucano Almério. Os ensaios da equipe começaram em agosto, e a preparação envolve muitas pessoas por trás do pano, na camarinha, equipe técnica, de reportagem, de produção.

O auto de Natal, criado pelo escritor Ronaldo Correia de Brito, autor do romance Galileia, Francisco Assis Lima e Antonio Madureira, representa a transfomação de um esboço de representação teatral idealizada por Assis Lima em nove composições musicais, todas inspiradas em ritmos pernambucanos, nordestinos, brasileiros ou ibéricos. As conexões entre os três amigos, para dar andamento ao projeto, ficaram impressas em cartas e em “papos” por telefone. Da parceria, surgiu um disco, gravado na extinta Rozenblit e lançado pelo selo Eldorado, em 1983.

A peça será apresentada de 23 a 25 de dezembro, às 20h, com acesso gratuito, e terá duração de 60 minutos. Além disso, a acessibilidade para cadeirantes, audiodescrição e intérprete em Libras estarão disponíveis durante as apresentações. O espetáculo comprova que o Brasil é um país continental, diverso e eclético culturalmente, e faz parte da celebração natalina, transmitindo essa mensagem para um grande público, tanto presencial quanto online, através do YouTube.

Sair da versão mobile