Descoberta de possíveldo novo antibiótico produzido pelo corpo humano traz esperança no combate à resistência bacteriana

Cientistas da Universidade de Tübingen descobriram um possível novo e eficaz antibiótico que pode combater as novas infecções resistentes a medicamentos, que continua crescendo. Segundo a pesquisa, a possível fórmula ocorre naturalmente dentro do nariz humano e é chamada de epifadina.

A epifadina pertence a uma classe desconhecida de compostos antimicrobianos e é produzida pela bactéria Staphylococcus epidermidis, espécie encontrada dentro do nariz e na pele. Durante as experiências, a equipe de investigação descobriu que a epifadina era eficaz na eliminação da bactéria Staphylococcus aureus, que pode se transformar em um patógeno oportunista resistente à meticilina.

A substância danifica a membrana celular da bactéria S. aureus até ao ponto da letalidade, o que sugere que a epifadina, ou seus derivados, pode ter potencial como um novo antibiótico. O microbiologista e autor do estudo, Andreas Peschel, destaca a importância do desenvolvimento de novos antibióticos, que têm estagnado há décadas e são urgentemente necessários para combater o rápido aumento de infecções multirresistentes em todo o mundo.

O corpo humano hospeda muitas bactérias úteis que podem acabar como danos colaterais quando são utilizados antibióticos de amplo espectro. No entanto, a epifadina só fica ativa por algumas horas, o que significa que tem um efeito muito mais localizado, diferentemente dos antibióticos de amplo espectro disponíveis atualmente.

A descoberta traz esperança para o combate a infecções bacterianas, visto que os próximos remédios podem estar escondidos em diferentes partes do corpo humano. Pesquisas apontam que as superbactérias resistentes a medicamentos podem, em um futuro próximo, causar mais mortes do que o câncer, o que reforça a necessidade urgente de novas substâncias ativas e métodos de tratamento.

Os pesquisadores agora estão planejando novos estudos para investigar como os diferentes elementos da estrutura da epifadina contribuem para seus efeitos, bem como o desenvolvimento de substâncias artificiais, mais estáveis, semelhantes à epifadina.

Portanto, a descoberta da epifadina como um novo e eficaz antibiótico traz uma nova esperança para o combate às infecções bacterianas, especialmente diante do aumento das infecções resistentes a medicamentos, que têm se tornado um problema de saúde pública global. A pesquisa continua avançando, e os investimentos em estudos para desenvolver novas substâncias ativas e métodos de tratamento são fundamentais para enfrentar esse desafio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo