Rompimento de cabo paralisa Linha Sul do Metrô do Recife e afeta 60 mil passageiros diários; vandalismo não é descartado.

Uma ocorrência na Linha Sul do Metrô do Recife pegou os usuários de surpresa e causou transtornos à população nesta segunda-feira (25). Um cabo de sustentação da rede aérea entre as estações Imbiribeira e Largo da Paz se rompeu, ocasionando a paralisação temporária do serviço. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a previsão inicial é que a linha permaneça inoperante até o início da manhã de terça-feira (26), mas não há confirmações sobre quando exatamente o serviço será restabelecido.

Em entrevista à imprensa, Salvino Gomes, assessor de comunicação da CBTU, explicou que a extensão do problema foi maior do que se esperava. “Ainda não existe previsão porque os técnicos informaram que o serviço é muito maior do que se precisava na primeira inspeção. Tudo o que acontece no metrô existe uma paralisação para a gente ver o tamanho do problema. Então, o tamanho foi maior do que a equipe da manutenção aguardava”, afirmou.

A Linha Sul do Metrô do Recife é utilizada diariamente por cerca de 60 mil pessoas, de acordo com a CBTU. A causa do rompimento do cabo de sustentação ainda não foi confirmada, mas a empresa não descarta a possibilidade de ter sido um ato de vandalismo. “A gente ainda não pode precisar o motivo do rompimento desse cabo. Pode ter sido o próprio desgaste e fadiga do equipamento ou pode ter sido também qualquer ato de um objeto lançado ou um ato de vandalismo”, comentou o assessor de comunicação.

Enquanto a situação não é normalizada, o Consórcio Grande Recife ativou linhas especiais de ônibus para atender aos usuários da Linha Sul do Metrô. Entre as alternativas disponíveis está a linha TI Cajueiro Seco/TI Aeroporto, além da extensão do itinerário da linha 115 TI Aeroporto/ TI Afogados até o Cais de Santa Rita.

A expectativa é de que os reparos sejam concluídos até as 5h da manhã de terça-feira, para que as operações possam ser retomadas. Até lá, os passageiros que dependem do transporte público terão que se adequar às alternativas temporárias oferecidas, enquanto a CBTU trabalha para restabelecer o serviço na Linha Sul do Metrô do Recife.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo